domingo, 23 de novembro de 2008

VIVA O COMPUTADOR!

Em 23 de novembro de 1944 Leopoldina Ferreira Paulo doutorou-se em Ciências Biológicas na Universidade do Porto em Portugal com a tese Alguns caracteres morfológicos das mãos dos portugueses, foi a 1ª mulher a se doutorar na história.
Eu estou apanhando para montar a minha qualificação para o mestrado que está marcada para o dia 15 de dezembro, isto porque quase tudo que preciso tem no banco de dados on line e o que não tem, procuro na biblioteca da Universidade de São Paulo (USP) que é show.
Imaginem naquela época você ter de fazer uma tese de doutorado tendo de pesquisar em bibliotecas, e o mais trabalhoso, escrever tudo na máquina de datilografia que há 64 anos não era elétrica, ou seja, se você tivesse escrevendo na última linha e errasse, tinha de começar tudo de novo.
Graças a Deus, consegui entrar no mestrado em Enfermagem Psiquiátrica na USP, o programa tem muitas exigências e não poderia ser diferente, afinal é o dinheiro público que é usado, estou me empenhando muito, mas confesso pra vocês que não é nada fácil, mas estou muito feliz, ainda mais que minha linha de pesquisa é em políticas públicas de saúde em álcool e drogas e no final, quem sabe a gente consiga trazer para Lorena este trabalho financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que é o que quero e a cidade necessita; um serviço de prevenção e recuperação gratuito para as pessoas que, infelismente, caíram no abismo do submundo das drogas.
Sabemos o quanto é necessário este trabalho com certeza conseguiremos mais essa vitória, porém, o melhor de tudo mesmo é a prevenção focando na orientação das nossas crianças e jovens (a maioria dos usuários) para ficarem longe desse problema.
Bem gente, já relaxei um pouco com essa postagem agora vou voltar ao meu trabalho de mestrado, senão nada feito e nada de trabalho.
Quem sabe a gente consiga junto com o trabalho de recuperação e prevenção pelo SUS, construir uma política municipal efetiva para álcool e outras drogas...
E viva Leopoldina Ferreira Paulo, que há 64 anos atrás, colocou a mulher no cenário da produção intelectual, tão importante para a humanidade.
Um beijão a todos e boa semana.
Fui...

2 comentários:

Anônimo disse...

E pansar que o computador foi inventado com fins militares, pelos americanos,na intenção de trocar informações militares entre bases distantes, com maior rapidez...( investiram muito no aprimoramento dessa maquina)
Em 1969 era inventada a internet e em 1970 o homem chegava a lua.
Agora espero e tenho certeza de tal acontecimento, quem em 2008, MAFU, conclua com brilhantismo, seu mestrado na lua, quero dizer na USP Rs.... ( felicidades mafu)

Messias Venturine disse...

É meu querido, tal façanha já discutíamos a tempos, lembra?
A tempos a trás você me confidenciava seus sonhos, e pelo jeito não estava tão longe assim de ser concluídos.
Vitórias Mafu, e vem mais pela frente, não duvido disso...
Quem sabe em breve o enredo de escola de samba seja sobre um cara que sonhava demais, mas mesmo parecendo difícil foi lá e fez.
Um carro abre – alas trazendo um grande cérebro cheio de luzinha azuis, simbolizando os neurônios gastos para concluir uma faculdade, depois um mestrado, uma campanha politica digna, fora os textos brilhantes, e ideias que esse cara tem.
Simpatia e humildade será algo explorado na ala das baiana (aquelas senhoras alegres seria ideal para transmitir seu jeito alegre e batalhador de ser).
Uma ala só de amigos seria o resto da escola, pois isso seria facil de por na avenida, só com um problema, ultrapassaria o tempo limite, pois essa escola não se importaria de ganhar e sim comemorar a vida de um filho de Lorena que esta vencendo na vida brilhantemente (diga-se de passagem) dia-a-dia.
Tenho orgulho de me intitular: seus amigo, Parabéns.