domingo, 17 de abril de 2011

(105) POMBA BRANCA DA PAZ, POMBA CINZA OU POMBA ROLA... NÃO PEGUE O POMBO QUE É ROLO! Artigo do Vereador Mafu publicado na edição do dia 16 de abril de 2011 no Jornal Guaypacaré.


Originários da Europa e introduzidos na América do Sul no século XVII, os pombos se tornaram mais uma praga urbana em diversas cidades brasileiras. A grande oferta de alimentos (lixo ou oferecida pelas pessoas) aliada ao pequeno número de predadores naturais como as aves de rapina e o grande número de abrigos na cidade, fizeram com que a adaptação dos pombos acontecesse de maneira avassaladora, favorecendo a reprodução e proliferação nas zonas urbanas. Com esse cenário, essas aparentes inocentes aves, que simbolizam até a paz, podem causar grandes danos a nossa vida, motivo de mais uma preocupação para a saúde pública.
Doenças como a Toxoplasmose, que pode causar cegueira, aborto e até a morte, Histoplasmose (infecção pulmonar causada por fungos), erisipela, criptococose (infecção no cérebro causada por fungos) Salmonelose, entre outras mais de 26 doenças graves podem ser transmitidas pelos pombos. A maioria dos microorganismos causadores dessas doenças está presente nas fezes secas dessas aves. Depositadas no chão ou em outros objetos, as fezes secas, ao serem varridas se misturam ao pó comum e podem ser inaladas causando as doenças, além do piolho dos pombos que também são hospedeiros de micróbios patogênicos.
Existem relatos que aqui em Lorena, uma professora de 44 anos ficou internada por vários meses em 2010, com inflamação no cérebro (Criptococose - meningite aguda) e com infecção pulmonar grave (Histoplasmose), vivendo um tratamento doloroso e de alto custo para o SUS. Ela se contaminou ao varrer seu quintal inalando o pó com as fezes secas do animal. Também se fala de uma senhora que, ao reaproveitar a água da chuva para regar hortaliças, se contaminara, pois a água reaproveitada estava contaminada com as fezes de pombos que estavam no telhado, depositando os micróbios nas verduras que ela ingeriu.
Recebi um abaixo assinado recentemente de moradores do bairro Santa Edwiges preocupados com a praga dos pombos naquele bairro e constatei que a quadra da escola estava em péssimas condições devido às fezes desses animais. Protocolei uma moção de apelo ao Executivo, mas mesmo antes de ser apresentado na câmara municipal, comuniquei e agradeço as providências tomadas pela prefeitura em limpar aquele local que agora será telado para impedir a invasão desses ratos voadores que, infelizmente, invadiram as cidades porque estamos tirando deles o seu habitat natural, onde corujas e gaviões mantinham sua população sobre controle.
Deixo registrado aqui o alerta a nossa população: Antes de alimentar esses “inocentes animais”, cuidado, você pode estar correndo um sério risco de vida!
Agradeço ao Srº Antonio de Andrade, da Editora Opção, que manifestou sua preocupação e, coincidentemente, na mesma semana que recebi o abaixo assinado dos moradores do Bairro Santa Edwiges, também recebi o seu e mail, manifestando seu temor e fornecendo muitas informações relevantes para a redação deste texto. Nesse momento que estamos vivendo a Epidemia de Dengue na cidade, fica também o alerta para os males que podem ser transmitidos pelos “inocentes pombinhos”.

E o combate a Dengue não pode parar: Críticas, sugestões e denúncias:
comissaodenguelorena@hotmail.com

Faça como o Sr Antonio de Andrade e tantos outros, participe dos trabalhos do Vereador Mafu, envie mensagens para: vereadormafu@hotmail.com



3 comentários:

Lurdinha disse...

Meu avô quase morreu com uma doença no pulmao causado por pombo, acho que a mesma que vc escreveu ai. Tomara que alguem te escute e não deixe acontecer o pior como foi com a dengue. Párabéns novamente.

Evandro Lima disse...

Sempre ouvi falar que os pombos são ratos voadores, agora redobrarei os cuidados. Parabéns Mafu pelo serviço de educação em saúde e de utilidade pública e cultural que vc sempre trás na sua coluna.

Rodrigo Gaspar disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.