segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

(25) AS ATITUDES QUE CONTAM.

ATITUDE - Do latim aptitudinem atitude, através do italiano attitudine significa uma maneira organizada e coerente de pensar, sentir e reagir em relação a grupos, questões, outros seres humanos, ou, mais especificamente, a acontecimentos ocorridos em nosso meio circundante. (Kardec, 1978, p. 7) É um dos conceitos fundamentais da psicologia social. Faz junção entre a opinião (comportamento mental e verbal) e a conduta (comportamento ativo) e indica o que interiormente estamos dispostos a fazer.
Segundo Jean Meynard, “É uma disposição ou ainda uma preparação para agir de uma maneira de preferência a outra. As atitudes de um sujeito dependem da experiência que tem da situação à qual deve fazer face”. Pode se dizer também que é a “Predisposição a reagir a um estímulo de maneira positiva ou negativa”.
Nessa eterna escola, que é a nossa vida, muitas vezes, o que realmente conta são as nossas atitudes frente os acontecimentos que nos envolvem.
A Atitude pode ou não mudar o comportamento, depende...
Para fazermos frente a uma situação que queremos mudar, temos de ter uma atitude que resulte numa mudança de comportamento e isso não é tarefa das mais fáceis.
Engordamos por diversas razões e, normalmente, sabemos muito de dieta, do que engorda ou não, mas para emagrecer precisamos tomar uma atitude que envolve um comportamento super disciplinado, daí começa o problema, pois até que ponto nos disciplinamos e estamos realmente dispostos?
Um relacionamento afetivo também é a mesma coisa, às vezes, nos faz mais mal do que bem, porém, enquanto não tivermos uma atitude que leve a um comportamento disciplinado que liberte da prisão afetiva, você não se libertará das amarras da armadilha da carência.
E assim, permeamos a vida com atitudes e ações, às vezes, meio sem consciência concreta, só percebemos quando sofremos os reflexos das conseqüências boas ou nefastas, depende da atitude que tomamos.
Normalmente as atitudes são compostas por outras atitudes menores, mas com importância tão grande quanto, porque a atitude em foco é um cadeia de pequenas atitudes.
Estamos a 2 dias de um novo ano, renovamos os votos e nos enchemos de esperanças para o novo ano que, fazemos planos.... no fim do ano que vem estamos fazendo os mesmos planos... no reveillon de 2011 para 2012 também...os mesmos planos, parar de fumar, emagrecer, fazer tal curso, compra um imóvel, “se fulano não melhorar, vou me separar dele no ano novo”, etc, etc, etc.
Desejo a todos os amigos que estão lendo essa mensagem agora um feliz 2009 cheio de pequenas atitudes que contam e levam à grandes atitudes que nos faz crescer e nos enobrecem.
Espero nunca mais me esquecer de sempre lembrar.
AS ATITUDES QUE REALMENTE CONTAM SÃO AS QUE NOS LEVAM A NOS COMPORTAR, REALMENTE, COMO AGENTES DE MUDANÇAS.
Muitas atitudes positivas pra vocês em 2009...

FUI, TCHAU, TCHAU PARDAL.

4 comentários:

Valeria Fortes disse...

Atitude é tudo! Nós sabemos bem disso, não é meu amigo? Saber se posicionar, cobrar, mudar, se posicionar diante dos conflitos ou até mesmo de um momento interessante é deverasmente importante. Diria mesmo que é fundamental e está intimamente ligado ao caráter das pessoas. Mostre uma pessoa com atitudes, e logo vai identificar quem ela é. A gente ainda se surpreende. Não deveria, mas ainda acontece. Mas sabe.. o que me importa é que EU TENHA ATITUDE! Então, vai na reta porque meu caminho, eu mesmo faço!!
bjs..

JEAN disse...

Pois é falou tudo... ATiTUDE você tem ou não tem, exemplo legal que você colocou foi o d emagrecer... POis muitas vezes queremos mas até que ponto estamos dispostos a abdicar de certos quitutes ainda mais nessa época de tantas delicias... rsrsr
*
"Uma palavra ofensiva pode iniciar um conflito; em contraponto, uma palavra amistosa pode cessar uma guerra!"
Inácio Dantas
*

Anônimo disse...

"viver é uma arte, nossas atitudes faz parte"

esperemos que os nosso governantes, num futuro não muito distante tenham atitude pra mudar as coisas... dar um basta na corrupção,e colocar nosso pais nos trilhos do progresso.
o ser humano, muitas vezes encontra-se em choque com sigo mesmo, e é nesse momento que a ausencia de atitude "aflora".

Messias Venturine disse...

quanta complexidade meu amigo...
prefiro os papos mais sutis com pitadas de humor e apimentados como voce vinha nos presenteando ultimamente.
enfim so estou colocando em pratica a atitude de falar o que penso..rsrsrsr
beijao