domingo, 13 de maio de 2012

(129) LORENA CIDADE MARAVILHOSA


“Algumas coisas são verdadeiras, acreditando nelas ou não”.

(Do filme-Cidade dos Anjos)

Lorena sempre foi um ponto estratégico no eixo mais importante do nosso país. No Brasil Colônia, o porto de Guaypacaré era um ponto de apoio as Bandeiras que desbravavam os grotões da boca do Embaú para as entradas nas Minas Gerais. No Brasil Império foi importante na Revolução liberal dominada por Duque de Caxias, quando passou a pertencer à província do Rio de Janeiro; por uma ano na história, Lorena deixou de ser paulista para ser fluminense. Em 1816 a Vila de Lorena começou a ser desmembrada para dar origem a diversos municípios, impulsionando as fazendas de café no Vale do Paraíba e, das imensidões de terras das Palmeiras Imperiais, emergiram cidades como Areias, Silveiras, Bananal, São José do Barreiro, Queluz e Lavrinhas que surgiam às margens do Caminho Novo, estrada percorrida pelas tropas que levavam o café até o porto de Mambucaba e que ligava os Estados de São Paulo com o Rio de Janeiro (hoje é a rodovia dos tropeiros). Em 1871, novamente, a grandeza da cidade sofre mais um desmembramento, desta vez surge a cidade de Cruzeiro; Cachoeira Paulista em 1881, Piquete em 1891 e, um século depois, Canas emancipou em 1992. Com isto podemos dizer que Lorena é a cidade mãe das cidades do Vale Histórico. Sua estratégica posição geográfica também foi importante na Revolução Constitucionalista do início dos anos 30 e hoje é elo importante entre os três maiores estados da nação.

Certamente, a maior riqueza da cidade de Lorena não é a sua posição geográfica, sua água excelente e farta no subsolo. A maior riqueza da cidade de Lorena é o seu povo: Lorenenses de nascimento ou de coração que escolheram esta cidade para viver.

Percebo a cidade (e é a vocação de Lorena) como uma grande mãe e a população como seus muitos filhos. Em uma grande família, com muitos filhos, os pais logo percebem que um nunca é igual ao outro, assim, tem os mais rebeldes e os mais disciplinados, porém, o mais importante é que os pais demonstrem carinho e amor iguais para todos os filhos. Seguindo este pensamento, podemos dizer que os filhos de Lorena sofreram com a ausência materna e, quando a mãe não está presente, seus filhos se revoltam, entristecem e a baixa auto-estima logo aparece. Os filhos precisam se orgulhar dos seus pais.

Mesmo diante de um processo de ruptura afetiva, os filhos acabam encontrando mecanismos para defender o ego sofrido e, neste caso, os filhos de Lorena são show de bola.Embora sofrendo e sem carícias, quando chamados a luta logo mostram a sua força, é só a mãe conclamar.

Assim, parabenizo os filhos maravilhosos de Lorena e o trabalho da mãe (administração pública) por trabalharem juntos e evitar muitas mortes e muitos doentes neste ano. Abandonados pela sua mãe no ano passado, aproximadamente dezoito mil (extra oficialmente) dos seus filhos adoeceram e sofreram de uma doença até sugestiva quando há falta de carinho, ficaram dengosos e sofreram demais. Este ano a mãe começou a trabalhar junto, orientar e chamar a atenção de seus filhos e apenas oito (sendo que quatro adquiriram a doença em outra cidade) adoeceram. Belíssimo trabalho!

A mãe Lorena também tem muitos filhos contestadores, brigões quando a causa é justa, que vão para cima sem medo e botam a boca no trombone. Assim, esses filhos fabulosos gritaram tanto que foram ouvidos. De tanto espernear foi suspensa a licença prévia para a construção da usina termelétrica na sua cidade filha caçula, que tantas doenças traria para todos. Mesmo que temporariamente, desta vez, a mãe que ainda nem tinha entrado na briga, ficou orgulhosa de ter filhos tão especiais e inteligentes (Conselho Municipal de Meio Ambientes e voluntários).

Desta forma fica provado que, assim como na família, onde os pais tem de orientar, mostrar o caminho e dar amor para seus filhos; na administração pública também é assim. É só dar espaço, permissão, orientação e auxílio que os filhos mostram o quanto são espetaculares.

E é por isso que eu digo que Lorena é uma Cidade Maravilhosa, porque uma cidade que tem um povo como o nosso, não pode ter outro adjetivo.

E para a Cidade ser ainda mais Maravilhosa, precisamos de pais orientados para isso... Pensem nisso!

Registrando: 1-Santa Casa- Exemplo de administração maravilhosa de filhos empresários que se doam e fazem o que fazem por amor a Mãe Lorena. Já virou referência no Brasil com visitantes e até presença do Governador do Estado.

2- Esporte-Equipe de GR /Equipe Cabral bike shop – São equipes campeãs e referências na cidade. A equipe de GR, brilhantemente comandada pela Prof. Márcia Cilene é um verdadeiro show, com total apoio da prefeitura e campeoníssima na região e destaque no Estado. A equipe de ciclismo do Cabral bike shop, sob o comando de Marcus Cabral é patrocinada por marcas e pessoas, sem vínculo com a prefeitura, porém, como está escrito no blog da equipe. Time vencedor, apaixonado pelo que faz, sempre conquistando um lugar no pódium!

3-Bandas e fanfarras- Tendo a Fagap como referência, é um projeto campeoníssimo no Estado e no País, o que demonstra o que falei no texto. Quando a mãe apóia, os filhos mostram do que são capazes. Nas próximas edições falarei de outras maravilhas da cidade.

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.