domingo, 6 de novembro de 2011

(115) COMMAM- Corações Marcados por Muito Amor!


Estou retornando a este espaço, depois de algumas perdas na família e de amigos. Repensando algumas coisas, comecei a refletir nas nossas atuações, não apenas as políticas, mas nas que unem a sociedade em busca de um objetivo.

Na questão da Termelétrica a gás que, provavelmente, será instalada na cidade de Canas, muito já foi publicado e falado das mazelas que ela trará, mas não quero falar dela, e sim no verdadeiro show de cidadania que o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Lorena-COMMAM, nos ensinou durante todo o ano.

Não citarei nomes aqui, pois posso cometer a injustiça de esquecer alguém. Senhores, senhoras e senhoritas, pessoas voluntariosas que lutam com garras felinas para preservar o direito de perpetuar um ambiente mais saudável e sustentável, pessoas dignas de todo o meu respeito e admiração, que me motivaram e me ensinaram a acreditar, mesmo que a luta pareça estar perdida, pessoas que nunca deixam de acreditar e...prosseguir, mesmo a passos lentos que, certamente, conhecem bem o significado da letra da canção que diz “ Ando devagar porque já tive pressa e levo este meu sorriso, porque já chorei demais...”

É um grupo que agrega e é muito bom estar ao lado deles. É um grupo que sofre, mas que sempre tem um sorriso de esperança. Sem nenhum recurso, gastam sem pestanejar para viajar, fazer folhetos e faixas, telefonemas, viagens e o precioso tempo que os tiram do conforto do lar e do convívio da família, para se dedicarem as causas que acreditam...e fazem valer a pena.

Posso dizer que fiz grandes amigos e que tive grandes professores, pois aprendi muito com eles; não apenas nas questões técnicas que envolvem o funcionamento das usinas, impactos ambientais e danos a saúde; aprendi o mais importante; Aprendi que caminhar junto pode ser uma maravilhosa surpresa e uma inesperada compensação.

Foram eles que nos mostraram, a mim, a nossa câmara municipal e a toda a sociedade de Lorena, Canas e Cachoeira Paulista o que é a insanidade que vai romper com a nossa já mal fadada qualidade de vida. Foram eles que, mesmo escorraçados como cães sarnentos, não desistiram e levaram informações para esclarecer a população de Canas, na rua, com garoa e frio de Julho, o presente grego que iriam ganhar. Humilhação! Mas para o pessoal do COMMAM, foi uma maravilhosa experiência!

Quantas idas e vindas a São Paulo, deixando a deliciosa refeição de casa para comer as coxinhas dos postos de gasolina da Dutra...Manjar dos deuses!

Peregrinações nos gabinetes dos deputados que aprenderam com eles o que é uma termelétrica, o que é impacto ambiental, o que um Estudo de Impacto Ambiental (que praticamente retira uma serra de milhões de anos do mapa) e as faces de indignação. Conseguiram uma audiência pública na Assembléia... Mais peregrinação e no dia seguinte, cedinho, encontro com os religiosos...

Perseverantes vão até o Conselho de Meio Ambiente Estadual e conseguem nove votos contra a instalação, cinco conselheiros representantes do Governo estadual entendem e preferem se absterem de votar, mas, não dá para convencer todos a terem bom senso, a licença prévia é concedida...Resta agora a JUSTIÇA! O capitalismo selvagem, mesmo que temporariamente, venceu! Vejo, desolado, a qualidade de vida da Ilha de Samso na Dinamarca, com sua produção de energia eólica e solar e carros elétricos e nós, com geração de energia do século XIX! Não dá para acreditar!

Bravos guerreiros, muito obrigado por tudo que me ensinaram e pela verdadeira aula de cidadania, respeito e amor. Vocês fazem a diferença. Ouvi de vocês que criticar é fácil, mas que preferiam mostrar o caminho...

Com ou sem Termelétricas, vocês mostraram na prática o que é FAZER VALER A PENA!

Hoje, este singelo texto é uma homenagem e uma demonstração de respeito a todos vocês!

MUITO OBRIGADO!

Para saber mais, participe do grupo de discussão no facebook: Termelétricas no Vale do Paraíba e em Canas, Você sabe o que é?

6 comentários:

João Francisco disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
João Lucas (Vila Brito) disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
José Augusto (Vila Cida) disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
prof.freitas disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Brasilia Laurito disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.