terça-feira, 8 de novembro de 2011

(118) Alerta Máximo-A Dengue está acordando!

Artigo publicado em agosto no jornal Guaypacaré

Para quem pensava que a Dengue só poderia voltar em dezembro ou janeiro, grande engano.
Como o ovo do Aedes aegypt pode resistir até 480 dias, qualquer chuva deixando a água parada pode começará a infestação do mosquito novamente. Já há rumores de pessoas com os sintomas da dengue.
Essa constatação é para deixar todo a nossa cidade alerta e atenta, pois sabemos que a reinfecção da dengue pode ser ainda pior, com conseqüências como a Dengue Hemorrágica, que exige hospitalização e pode ser fatal.
Gostaria de parabenizar as ações voluntárias do grupo Lorena Mutirões de Limpeza, liderado por Simone Colombo e Eloísa Lopes, que desde o mês passado vem se reunindo na igreja Cristo Rei e também colocando a mão na massa para deixar os bairros da Vila Geny e Vila Nunes limpos, despertando a conscientização da população.
Ainda volto a insistir nos mutirões constates e sistemáticos em toda a cidade, com as diversas secretarias da prefeitura envolvidas, como já falei por vezes.
Só dividindo a cidade e colocando os caminhões para fazer a operação cata bagulho, com os agentes de saúde orientando, a educação promovendo o assunto e a comunidade envolvida, é que poderemos, senão zerar o número de casos, pelos menos reduzir muito e não termos mais o caos que foi esse ano.
A população também pode colaborar muito fazendo a sua parte, ou seja, cuidando do seu quintal e da sua casa, retirando quaisquer recipientes que possam acumular água, desde a tampinha de refrigerante, pratos de vasos, vasilha do cachorro, calhas entupidas, enfim, deixando tudo limpo e sem criadouros.
Não podemos aceitar mais, em pleno século XXI, termos essa doença na nossa cidade e corrermos o risco de uma epidemia com mortes sem procedentes.
Fica o nosso alerta para a nossa população e para a prefeitura. Se cada um fizer a sua parte, poderemos ficar livre dessa doença.

Começamos ontem, dia 07/11 um trabalho intensificado no Bairro da Cecap, seguindo um cronograma do círculo da Dengue, a prefeitura está trabalhando, precisamos, cada um de nós, sensibilizar e conscientizar a população!



2 comentários:

MAFU disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
D. Judith disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.