domingo, 6 de novembro de 2011

(116) Em busca da EXCELÊNCIA



Câmara Municipal pede ao Governador Geraldo Alckmin convênio para trazer o tratamento de hemodiálise e oncologia para a Santa Casa de Misericórdia de Lorena

"Considera-se, pois, mais fácil curar o corpo do que curar a alma."

(São Tomás de Aquino)

Desde sua criação pela constituição de 1988, o SUS (Sistema Único de Saúde) encontra, enquanto a mais ambiciosa política pública de saúde do mundo, grandes desafios para sua efetivação.

O princípio da Universalidade, que garante atendimento de saúde para todos os brasileiros gratuitamente, comumente é manchetes nos jornais, mostrando filas monstruosas e, não raramente fatais, despertando a indignação de quem precisa do serviço de saúde.

Se para ser atendido é uma grande luta, o que dizer do princípio da Integralidade, que garante o atendimento para todo e qualquer problema que tenha qualquer indivíduo?

Esses dois princípios são os pivôs para a garantia de um terceiro, a Resolutividade, ou seja, a solução para quaisquer problemas de saúde que tenhamos, da unha encravada até a neurocirurgia ou cirurgia cardíaca, passando pelos mais complexos exames e especialistas. Sonho? Pelo menos é o que garante a constituição.

Para organizar todos os serviços, o SUS se baseia nas diretrizes da Regionalização e Hierarquização, ou seja, distribuindo pólos para os serviços que chamamos de média e alta complexidade. No município, é obrigação do gestor garantir as ações de atenção básica (consultas, exames, vacinas e programas como o hiperdia- hipertensos e diabéticos, pré-natal, etc,) e o atendimento de urgência/emergência. Para os serviços de média e alta complexidade, através de um plano de pactuação entre os municípios, o SUS organiza estes atendimentos. Assim, a nossa Santa Casa, por exemplo, é referência para os serviços de internação e obstetrícia para os municípios de Piquete e Canas, assim, como o hospital regional de Taubaté é referência para os serviços mais complexos em cardiologia e neurologia, oncologia, hemodiálise, entre outras especialidades, para as cidades do vale.

O aumento da longevidade e, com ela, o aumento de algumas doenças, aliadas ao crescimento demográfico, a burocracia do próprio sistema, a falta de especialistas ou em número insuficiente, a falta de leitos, principalmente cirúrgicos e de UTI, entre outros fatores, fazem aumentar um outro dado, a demanda reprimida, ou seja, cada vez é maior o número de pessoas que não conseguem entrar no sistema ou demoram muito para terem as suas necessidades atendidas.

Para amenizar essas questões, o governo estadual implantou o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) em cidades pólos, onde Lorena foi agraciada com uma unidade ainda em construção, ao lado do pronto-socorro. O objetivo é diminuir as consultas e diagnósticos dessa demanda reprimida que, no nosso caso, atenderá 17 municípios, de aparecida até Bananal, porém, após o diagnóstico, como ficará o tratamento dessas pessoas?

Antevendo esse novo gargalo do SUS, a mesa administrativa da Santa Casa e a Câmara Municipal de Lorena estão unidas em outro grande desafio: Sensibilizar o governo estadual a conveniar a Santa Casa ao SUS para os serviços de nefrologia (incluindo hemodiálise), oncologia (com internação para o tratamento de câncer com radioterapia e quimioterapia).

Assim, na sessão de câmara do dia 24 de outubro, apresentei na câmara municipal, com o apoio, aprovação e assinatura de todos os vereadores, a moção de apelo para que o Governador Geraldo Alckmin atenda esse pedido, colocando esses serviços a disposição dos aproximadamente 500 mil habitantes dos 17 municípios que já serão atendidos pelo AME em Lorena, na tentativa de conseguir, desta forma, não apenas para os Lorenenses, como também para os moradores do vale histórico, a resolutividade dos problemas de saúde, diminuindo as distâncias a serem percorridas, garantindo o acesso, diminuindo as demandas reprimidas e levando mais conforto e comodidade aos usuários do SUS, num momento de grande dor.

3 comentários:

Maria Lúcia Pereira Rodrigues disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
José Augusto (Vila Cida) disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
MAFU disse...
Este comentário foi removido pelo autor.