quarta-feira, 4 de março de 2009

(39) FALANDO DE CARNAVAL...


Oi gente, atendendo aos pedidos, vou falar um pouco do carnaval ,rsrsrsrs, aliás, do meu carnaval.
Sexta- Feira, dia 20 de fevereiro – Graças aos carnavalescos, um dos eventos momescos voltou ao Clube Comercial, foi o concurso Destaques em Destaque, um evento tradicional, com a cara do carnaval de Lorena, com muito luxo e glamour.
Local perfeito, pessoas maravilhosas como a vovó da Patrícia Assistente social da prefeitura, talvez a pessoa mais velha e animada do salão e que não perde esse evento por nada, colunistas sociais, médicos, empresários, pessoas comuns como nós que gostamos do samba e de coisa bonita, fantasias esplendorosas, etc.
No destaque mirim não me lembro o nome da pessoa que ganhou, mas foi um adolescente que desfilou muito bem.
Na originalidade, merecidamente, foi o Denílson da Nova Lorena, mas não podemos nos esquecer do show do Dedê da Portela que ficou em segundo lugar.
Na categoria transformista, o tetra campeonato da Val, que ficou em terceiro lugar pela Nova Lorena, foi quebrado por Beta Florentino, também da Nova Lorena, que arrasou na sua fantasia e, depois de anos, saiu do Hours Concour para competir.
A surpresa maravilhosa nesta categoria ficou por conta da Natasha ( O Rinald cabeleireiro) que ficou numa honrosa vice-colocação pelos Acadêmicos, com sua fantasia lilás que estava de muito bom gosto.
No luxo feminino, tive a honra de entregar o troféu a campeoníssima e até agora imbatível na cidade, Nenê Confusão da Nova Lorena também e na categoria Luxo Masculino, a disputa acirrada do consagradíssimo Ademir Peralta da Nova Lorena com o vice-colocado Tenório, da Gavião Imperial que estava muito luxuoso também.
Destaco, particularmente, o empenho do Beto Cabeleireiro e do Val, que todo o ano trás várias pessoas de São Paulo para abrilhantar o nosso carnaval e fazem da casa do Beto um verdadeiro atelier e que tornaram a categoria transformista, o momento mais esperado e o mais aplaudido de todo o evento, esse ano foi a categoria que mais participantes teve, oito no total.
Sábado e domingo, fui até Ubatuba para desfrutar da companhia de amigos maravilhosos, num lugar maravilhoso que nem dá pra descrever numa postagem.
Segunda-Feira, dia 22 de fevereiro – Passei o dia com meus queridos amigos, Cândice, Guilherme, Regina e cia.
No fim da tarde regressei a Lorena e fui para a avenida apreciar o desfile das escolas de samba.
Cheguei e a Império do Vinagre, que voltou ao segundo grupo com a última colocação, já tinha desfilado, assisti a União São João dos meus queridos amigos Clodoaldo e sua mãe, a Dora, que arrasaram mesmo embaixo de chuva e terminaram num honroso 4º lugar, da nossa querida princesinha dengosa, a Unidos de Nova Lorena, bi-campeã que deu um show de técnica de desfile e de luxo, da querida e amada Estrela D’Alva, vice-campeã, que deu um show de visual e empolgou com uma bateria sensacional, a Gavião Imperial, 3º lugar e a Portela em 5º lugar, prejudicada pela desorganização do desfile, entrando na avenida depois das 5:30 da manhã, com a avenida vazia e com a escola vazia também, pois os componentes, não agüentaram e foram embora, assim como a platéia.
Na Terça-feira, as escolas do 2º grupo foi um caso a parte:
Não vi a Unidos da Vila Nunes, mas para quem não recebeu verba e acabou em 2º lugar, até que se saiu muito bem, mas atrasou demais prejudicando as outras escolas. A Paulistana do Vale não tinha componentes suficientes.
Os Acadêmicos deram um show, brigaria de igual para igual no 1º grupo e acabou campeoníssima, destaque para a garra da escola e para a ajuda que recebeu dos outros baluartes como a Beta, a Val, a Bárbara, os destaques que vieram com a Val de Sampa e para o trabalho desenvolvido pela diretoria da escola, foi o melhor dsfile da escola nos últimos 10 anos na minha opinião, e a Imperatriz Lorenense, que desfilou sem bateria, uma pena, pois a Escola estava muito bonita e seria uma disputa bem legal com Os Acadêmicos se não fosse desclassificada.
Enfim, o carnaval foi muito legal e gostoso, descontraído, sem nenhum caso de violência registrado na cidade, mas fica aqui um apelo:
Nossas escolas são medianas no tamanho, não há necessidade de uma escola entrar quase as 6 horas da manhã, prejudica as escolas e o público.
No Rio de Janeiro o desfile acaba antes que em Lorena e isso já vem se repetindo há alguns anos.Precisa haver respeito aos horários como nos outros carnavais, tirando ponto da escola que atrasar e entrando mesmo embaixo de chuva.
A demora que houve foi demais e tem de fazer cumprir as regras do desfile.
No mais foi lindo, parabéns a todas as agremiações.
Fui... tchau, pardal!

3 comentários:

Anônimo disse...

Achei que essa postagem não fosse acontecer, demorou tanto!
Realmente não dá pra ficar como está, o 2º grupo tem de acabar e exigir fiscalização das escolas e horário, eu mesmo fui embora pq não aguentei esperar e ouvi sua entrevista na rádia cultura as 5 15 e a portela ainda estava concenrando.
Um erro!

Messias Venturine disse...

Ola querido, achei você bonzinho demais nesse post, será que agora que virou um homem público ficou mais receoso em dar seu ponto de vista com mais veemencia? Nesse acaso não digo uma veemencia por maldade mais como carnavalesco que você foi, e como tal, esta mais preparado para tecer criticas construtivas sobre a festa de Momo aqui em Lorena.
No meu ver o grande erro de atraso é das prórpias escolas, alias todos os erros se remetem a elas proprias, seus dirigentes, presidentes e carnavalesco so pensam na parte financeira, cadê a criatividade até então esperada desse povo?
A própria Potela que todos dizem ser uma escola apoiada por voce mais parecia um bloco( e olha que se nós compararmos com os blocos que essa cidade já viu, ainda assim perderia para eles, lembra do Flor da avenida, e tantos outros?). O samba, a festa de Momo esta ligada ao amor pelo que se faz, e isso muitos ai não tem.
Muitas escolas escolheram enredos riquissimos para retratar na avenida, mais na hora de compor o desfile esqueceram da proposta e copiaram Joãozinho trinta naquele enredo memorável "ratos e urubus", componentem mal vestidos, carros alegoricos cobertos apenas com plasticos preto, aqueles usados em construção...É facil agora jogar a culpa na prefeitura, alias a verba dada por essa foi muito boa, e outra foi montado uma infla- instrutura bem bacana na avenida, teve erro sim, muitos. Mas a prefeitura e principalmente o prefeito se dedicaram paar fazer uma festa popular bem legal...
Que venha os proximos e quem sabe uma entidade baixe nesses carnavalescos daqui e as coisas fluam...
É o que tem pra hoje....

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.