segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

(38) CRESCER É FUNDAMENTAL!

Nós, enquanto seres humanos, nascemos, crescemos e envelhecemos.
A fase da rebeldia da adolescêcia, para alguns psicólogos e psicopedagogos, tem a ver com a negação ao crescimento, ou seja, nos negamos a sair da fase de criança, muitas vezes mimadas, para a fase intermediária da responsabilidade dos adultos, e eles atribuem a isso, entre outras coisas, a vulnerabilidade dos adolescentes para o uso das drogas e etc...
O problema é que nós, adultos, também muitas vezes nos recusamos a crescer, isso tem a ver mais com o nosso egocentrismo e vaidade, principalmente, quando existe um coro de pessoas falando que a gente é lindo e maravilhoso e que tudo que fazemos é brilhante, é o último grito do Egito... bobagem.
Esse tipo de vaidade é perigosíssimo porque nos cega e nos afasta da realidade da vida, é só olharmos a vida das divas e galãs para constatarmos isso.
Maysa, como passou na mini-série, Marlyn Monroe, Elvis Presley, Elis Regina e alguns estadistas como Getúlio Vargas, são exemplos do que estou falando e isso pode acontece a diversos pobres mortais como eu e você.
O segredo é abaixarmos um pouco a nossa bola, porque não somos e nem seremos o rei da cocada verde limão, porque simplesmente, tudo nessa vida é efêmero, passageiro e, no final, ao fringir dos ovos, só precisaremos de 7 palmos abaixo da terra e nada mais.
As nossas conquistas pessoais são nossas e, na maioria das vezes, elas nos atribuem responsabilidades com outras pessoas, daí temos de dar o melhor de nós.
Nesse contexto, quando conquistamos algo, pensamos ser os donos da coisa, mas isso é um grande engano, somos apenas zelador do que nos foi dado, temos de dar o nosso melhor, porém, nunca podemos nos esquecer que nada é nosso, apenas está nosso, pois temos data e hora pra deixar tudo nessa terra e partir para outra odisséia.
As nossas missões nos foram dadas, algumas conquistas foram consagradas, resta sabermos o que faremos com elas, pois nessa vida existe uma lei que não falha jamais; a lei de causa e efeito, ação e reação.
Nesse momento não podemos nos recusar a crescer, a ouvir o que é bom ou ruim, porque não somos perfeitos, somos humanos, e errar faz parte da aprendizagem, desde que rompamos com a máscara que nos cega, a máscara da vaidade.
Isso me remete a uma frase do filme o advogado do diabo:
Vaidade, a maior fraqueza do ser humano.
Não sou e nem pretendo ser exemplo de nada e nem para ninguém, o que estou escrevendo aqui é que quero trilhar um caminho, com orientação divina, porque somos passíveis de erros e acertos e é isso que nos faz crescer.
O crescimento humano, mental e espiritual é por demais dolorido e sofrido, mas crescer é fundamental e essencial e se torna até leve quando desprovido das vaidades individuais e/ ou coletivas.
Decepções? Já postei e está me ajudando, filosofia chinesa neles.
Desilusões? É bobagem nos iludirmos por algo ou alguém.
Vaidade? Lembre-se que hoje pode ser seu último dia aqui.
Então o que resta?
Fazer valer a pena e tentar melhorar sempre, pois crescer é essencial e vital, saber ouvir, fundamental, mesmo que nos desagrade de início, pois não somos deuses, somos apenas seres humanos tentando evoluir!
Beijão e boa semana para todos nós e que cresçamos mais um pouco!
Tchau... Pardal... Fui!

8 comentários:

Anônimo disse...

Pensei que vc fosse falar sobre os outros concursos, mas como vc é imprevisível, nem estranhei, realmente crescimento é um daqueles assuntos complexos que gosto de conversar com vc. Admiro sua clareza em expressar, não sei porque vc escrveu sobre esse tema, mas aprendi muito.
Obrigado meu nobre vereador.

Anônimo disse...

não tem nada haver com esse post, mais nao consigo tirar da cabeça o resultado do concurso da rainha, o local, aquele banheiro nojento, os jurados a comisão, o dinheiro publico investido de forma errada e arbitraria....
preciso de analise ...tenho ate medo disso desencadear em mim uma fobia de festa carnavalesca em lorena...
rsrsrsrsrrsrsrsrsrsr

Anônimo disse...

Aposto que vc está falando isso pra alguém, te conheço!
Tomara que essa pessoa entenda o que vc quer dizer, pq ela tem muito a ganhar com vc.
Ficamos todos muito tristes em saber que vc não vai desfilar esse ano com a gente, mas a galera entendeu, estamos te esperando depois do carnaval, abraços de todos seus amigos daqui da Vila Maria.
Abração.

Valeria Fortes disse...

Querido, vou dizer, você escreveu o que estava entalado em minha garganta!
É imprescionante como muitas vezes nossa sintonia é tão fina. Seu texto está simplesmete BEST! A parte que escreve "nada é nosso, apenas está nosso", devia virar slogan de camisetas, para gente poder distribuir pela cidade, para algumas pessoinhas entenderem melhor o sentido da própria vida.
E mais ainda: entender que enquanto "esta nosso", é necessário também fazer o melhor. Procurar produzir, desenvolver, transformar, crescer!!
Quando será que algumas pessoas vão aprender que até tomar banho é uma arte? Que falar além do que é esperado é desnecessario?
Ninguem mais estuda, lê, questiona os fatos de forma profunda e verdadeira?? Ah.. quanto vazio ao nosso redor.
Sabe, talvez tenhamos que criar uma Ong para favorecer ou facilitar, ou quem sabe, sendo um tanto cética, ensinar como se cresce de forma verdadeira.
E olha.. nós também estamos nesse aprendizado. A diferença é que temos conhecimento disso, não é verdade??
Você é Tudo, amore!

To indo pro meu norte...

Anônimo disse...

Quando será que vamos ler por aqui um resumo sincero sobre o carnaval 2009 de lorena?
O será que o senhor prefeito conseguiu te intimidar, depois do comentario sobre a organização do concurso da rainha?
Estamos no aguardo....

Unknown disse...

The Best !!!
Realnmente crescer é fundamental! A parte que escreve "nada é nosso, apenas está nosso", concordo plenamente com Valéria, deveria virar slogan em camisetas. Temos propósitos diferentes mas, a humanidade é uma só. Há pessoas que precisam entender e vivenciar a profundidade desse dito.
Meu nobre amigo e vereador...
Minha admiração por você é infinita...

Unknown disse...

Sem crescimento não há aprendizado. E sem aprendizado não há crescimento.
Não devemos nunca passar pela vida
e sim crescer através dela.


"Se você estiver no meio de um caos absoluto, considere-se afortunado, já que ainda no meio da tormenta, você possui uma inteligência capaz de guiá-lo."
MARCO AURÉLIO


Fique com Deus!!!

Grande abraço,
Maristela

Unknown disse...

Sem crescimento não há aprendizado. E sem aprendizado não há crescimento.
Não devemos nunca passar pela vida
e sim crescer através dela.


"Se você estiver no meio de um caos absoluto, considere-se afortunado, já que ainda no meio da tormenta, você possui uma inteligência capaz de guiá-lo."
MARCO AURÉLIO


Fique com Deus!!!

Grande abraço,
Maristela