sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Tim Tim – Um toque de classe, refinamento e glamour!



Surgida no Oriente, presente em comemorações festivas populares como as festas de Dionísio na Grécia e Baco em Roma, foi brindado nas conquistas de poderes e na sedução emblemática de Marco Antônio por Cleópatra no Egito, porém, foi num casamento em Caná da Galiléia, atendendo a um pedido de sua Mãe Maria que Jesus Cristo, transformando água em vinho, popularizou essa bebida que hoje é sinônimo de requinte e sofisticação.
As últimas décadas tem popularizado o vinho no Brasil e as uvas européias, trazidas por colonos italianos e alemães como as uvas, cabernet sauvignon, merlot, Barbera, Pinot Noir, ­ Pinotage, Bonarda, ­ Cabernet Franc, ­ Gamay, Tannat, Sangiovese, Bordô, ­ Concord e as uvas brancas, Chardonnay, Sauvignon Blanc,  Moscato, Riesling Renano,  Pinot Grigio, Peverella,  Prosecco, Sémillon, Gewurztraminer,  Malvasia Amarela e Bianca, Malvasia Di Candia e Verde, Goethe entre outras estão cada vez mais difundidas em nossas mesas. O  Lambrusco  em suas versões tinto, branco ou rose, por ser frisante (e não espumante) e servido gelado também tem caído muito no gosto do brasileiro.  ­ ­
Variando entre R$ 10,00 e R$7.500,00, vinho bom não é sinônimo de vinho caro, depende se for para consumo breve ou para armazenar (sempre horizontalmente). A ocasião é que determina o vinho escolhido, e claro, o gosto pessoal. Com a imagem equivocada ligada ao inverno e clima frio, aqui vai algumas dicas dos melhores Sommeliers para os vinhos mais adequados às estações do Brasil:
 Outono - os vinhos ideais são os tintos de médio corpo, como o Merlot. Com o clima brasileiro é ainda possível aproveitar os vinhos refrescantes e brancos com  aroma e sabor de frutas frescas (frutado) e uma boa acidez.
Inverno - Vinhos mais encorpados, como os tintos e menos refrescados. O Sémillon e Pinot Blanc combinam muito com a estação.
Primavera - Aproveite este clima para degustar os vinhos rosès. Os vinhos mais frescos caem muito bem na estação.
Verão - A estação mais quente do ano pede o consumo de bebidas refrescantes e mais leves. No verão o consumo é predominantemente de vinhos brancos e espumantes. Os tintos leves e frutados também são boas dicas nesta estação.
Agora, se a ocasião é um jantar de sedução, cheia de segundas intenções, sirva pratos leves como aves com uma pequena massa não muito carregada no molho e tempero. Acompanhada de um espumante dá um toque de glamour no romance e, se vier numa taça com morango, deixa clara a intenção ardente, mas há quem afirme que o Pinot Noir da Borgonha é o mais sedutor, por ser suave e ter uma boa acidez.  Se a opção do jantar é um fondue de queijos em casa, nada de vinho tinto, pois a acidez e a temperatura do queijo podem acentuar os taninos e, eventualmente, a sensação de secura e adstringência desconfortável, a dica é os brancos secos frutados, combinação ideal com a riqueza do queijo.
Agora, JAMAIS, sirva carne vermelha com o encorpado Malbec argentino, pois a digestão fica mais difícil e, depois, você pode ficar sem muito fôlego, ou seja, é tudo o que você não quer numa ocasião dessas!
No mais, o vinho é recomendado até na dieta do mediterrâneo, porém, beba com moderação, aproveite a ocasião e tim tim!

Nenhum comentário: