sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Gordurinha, gordurão, vai saindo do corpão!




As tecnologias mudaram a vida no campo aumentando a produtividade, as indústrias alimentícias oferecem alimentos prontos, semi prontos e congelados, os eletrodomésticos facilitaram o cotidiano com o menor esforço nas atividades domésticas e de trabalho e a correria do dia a dia nos levaram aos fast foods, tanto nas ruas, quanto em casa – resultado, obesidade.
Hoje, mais de 51% da população está com sobrepeso ou obesidade, chamando a atenção das autoridades em saúde pública com programas governamentais. Uma das novidades é a nova pirâmide alimentar, reformulada, em oposição à antiga, criada em 1992, dividida em oito grupos em quatro andares que preconizava como o principal alimento a ser consumido, os carboidratos, na base da pirâmide e, raramente, os doces e gorduras no topo, num total de 2500 calorias ao dia, dependendo da atividade física (trabalho ou esportiva).
A nova pirâmide, mais adaptada para a realidade brasileira, preconiza 2000 calorias ao dia (dependendo do estilo de vida e trabalho) e existem dois modelos propostos, sendo uma chamada pirâmide funcional. O que há em comum entre os modelos é que o exercício físico vem na base da pirâmide e seis refeições ao dia, café da manhã, almoço e jantar com pequenos lanches nos intervalos.


Na proposta acima não há diferença entre os carboidratos e as gorduras boas e ruins.
 Já neste modelo de Pirâmide funcional que é a nova proposta de Walter C. Willett, na base vem os exercícios diários e controle de peso, seguida pelos cereais integrais, ricos em fibras e óleos vegetais, que seriam óleo de soja, de milho, etc e azeite de oliva, fontes de HDL, gordura insaturada, capaz de aumentar o colesterol bom (HDL- colesterol) e combater o colesterol ruim (LDL - colesterol). No meio encontramos as verduras, legumes e frutas, importantes fontes de vitaminas, minerais e fibras, na sequência as frutas oleaginosas e as leguminosas, que são fontes de vitaminas, minerais e proteínas.
 As oleaginosas exercem poder antioxidante, capaz de reduzir o risco de doenças
cardiovasculares. No próximo degrau está o peixe, o frango e o ovo, que constituem fonte de proteínas de alto valor biológico. Quase ao topo da Pirâmide, podemos encontrar a sugestão de suplementação de cálcio, já que não há recomendação para o consumo de laticínios, por sua composição rica em gordura saturada, mas especialistas recomendam leite e seus derivados magros, ou desnatados devido serem importantes fontes de cálcio. No topo estão os alimentos que devemos consumir esporadicamente, como os refinados: arroz, macarrão, batata e pão branco, que sofrem o processo de refinação, perdendo nutrientes importantes e por possuírem grande quantidade de açúcares simples,
responsável pelo ganho de peso e obesidade e a manteiga e a carne vermelha, que são alimentos de difícil digestão, ricos em gordura saturada.
Nenhum órgão oficial se pronunciou sobre a dieta funcional, embora tenha muitos adeptos. A discussão vai longe, mas um recado é certo: Coma com moderação, evite alimentos processados e prefira frutas, verduras, legumes e carnes magras, alimente-se de 3 em 3 horas, beba muita água e, principalmente, tire o bum bum da cadeira e MEXA-SE.
.

Nenhum comentário: