domingo, 17 de abril de 2011

(101) LORENA SUSTENTÁVEL. Artigo do Vereador Mafu publicado no jornal guaypacaré na edição do dia 02 de abril de 2011.

Terremotos seguidos de Tsunamis, e como se isso não fosse o suficiente, vazamento nuclear ameaçador, não só para o Japão, mas para todo o globo.

Enchentes em todo o país, com catástrofes como a da região serrana e a do sul, enchentes no Estado de São Paulo e em nossa cidade. Com tanta água assim é até difícil acreditar que ela um dia faltará! Em 22 de março de 1992, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou o dia mundial da água, para que nesse dia em especial, se discutam as questões que envolvem nosso bem mais precioso.

Neste ano, a campanha da fraternidade estará abordando o tema Fraternidade e a vida no planeta. A igreja está sempre na luta pelas causas que envolvem o meio ambiente na tentativa de ajudar na conscientização ambiental. Sem dúvidas é uma grande força de valor inestimável!

No dinâmico cenário mundial de todos os dias, recebemos a visita do Presidente americano Barack Obama. Parece até uma visita informal, como aquelas que fazemos na casa dos nossos amigos. Com todas as crises, de todas as ordens pelas quais o mundo atravessa, os Estados Unidos se negam a discutir a diminuição de poluentes e outros itens constantes das discussões ambientais, não assinaram o tratado de Kioto e quando percebem uma oportunidade única para capitalizarem e darem um impulso para suas empresas, as visitas acontecem. Não é segredo para ninguém que, com o pré-sal, o Brasil ficou interessantíssimo para as grandes corporações mundiais e nacionais, além de que se transformará num grande canteiro de obras com a copa de 2014 e as olimpíadas de 2016. Certamente, todos querem uma boa fatia do bolo, mas será que a sustentabilidade e a preservação ambiental também estarão nos projetos?

Não dá mais para fecharmos os olhos diante de tantos cenários apocalípticos e fazermos de desentendidos diante de interesses ocultos. Se não podemos mudar o mundo, então temos de tentar melhorar o nosso pequeno mundo, nossa cidade de Lorena, congregando todos os segmentos sociais na construção de uma política de crescimento com sustentabilidade para a nossa cidade nos próximos anos.

Na próxima sessão de câmara estarei apresentando um requerimento solicitando a atualização e rediscussão do nosso plano diretor e estou certo que o Executivo atenderá, realizando fóruns na cidade para traçarmos estratégias nas questões como as enchentes, queimadas, abastecimento de água, esgoto tratado, preservação da nossa fauna e flora, aumento do número de árvores e parques na cidade, protegendo nossos mananciais e nascentes. Por uma Lorena com crescimento sustentável, esse é o lema!

O combate contra a Dengue continua. Fale conosco comissaodenguelorena@hotmail.com



3 comentários:

Ludinha disse...

Mafu, pena que o projeto do parque ecoturistico não vingou. As fotos são da represa do DAEE, não são?

Evandro Lima disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Alan Willian disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.