domingo, 27 de março de 2011

(100) Epidemia de Dengue é realidade em Lorena. Comissão permanente de combate a Dengue inicia ações de combate e prevenção

MATÉRIA PUBLICADA NA ED~IÇÃO DO DIA 19 DE MARÇO NO JORNAL GUAYPACARÉ E ATUALIZADA PARA O BLOG.

Com mais de 1000 casos confirmados, Lorena já é considerada cidade com Epidemia de Dengue pela Secretaria Estadual de Saúde.

Por não se tratar apenas de um problema de saúde e sim de informação, conscientização, educação que envolve toda a sociedade, após uma reunião entre diversos profissionais de diversas secretarias municipais e imprensa, foi criada na secretaria de governo da prefeitura municipal de Lorena, uma comissão Permanente de Combate a Dengue, cujo objetivo principal é sensibilizar, conscientizar e mobilizar toda a sociedade lorenense no sentido de apoiar as ações da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde no que se refere à conscientização de modo geral.

Assim, foram estabelecidas ações em curto prazo e, como será uma comissão permanente, essas mesmas ações se estenderão durante todo o ano para tentarmos evitar uma epidemia futura.

O ponto de partida foi a passeata do dia 22 de março e, a partir dela, as ações consistirão em palestras e mobilizações como descritos a seguir:

1- INDÚSTRIA SEM DENGUE-Já enviamos a ACIAL um convite para que todas as indústrias da cidade sejam parceiras da nossa comissão de combate à dengue, o que representa uma ação imediata nas instalações das mesmas, além de palestras e ações com os funcionários, tornando-os agentes voluntários, inclusive com controle posterior do trabalho efetuado.

2-CORREIO CONTRA A DENGUE- Efetuar uma parceria entre a prefeitura e os correios, possibilitando a chegada de material especifico em todas as residências de Lorena.

3- EVENTOS – As passeatas de sensibilização e lazer de conscientização aos domingos no CSU.

4-AGENTE MIRIM CONTRA A DENGUE-O objetivo é transformar os alunos da rede pública em um verdadeiro exército contra o mosquito, hoje temos 20 agentes, podemos passar facilmente a uma média de 8.000 garotos e garotas em um trabalho paralelo, motivados pela secretaria de educação e orientados pela saúde, com projeto próprio e orientação aos pais.

5-COMÉRCIO CONTRA A DENGUE - Uma parceria muito importante, principalmente com os supermercados e comércio central: Será um intenso trabalho, com distribuição de panfletos, usando camisetas da campanha, enfim, vestindo essa idéia e passando para as mãos dos clientes a importância da conscientização deste combate.

6-IGREJAS CONTRA A DENGUE- Já encaminhamos pedido ao Nosso Bispo Dom Beni para o envolvimento das igrejas e paróquias da cidade no sentido de falarem no assunto nas missas, bem como às diversas igrejas evangélicas para que os pastores nos ajudem também.

7- ESTUDANTES CONTRA A DENGUE- Encaminhamos os pedidos para a Unisal, Fatea e Faenquil-USP para que os professores coloquem o assunto em pauta e também aos respectivos presidentes dos centros acadêmicos para divulgarem ao nosso imenso número de estudantes e os tornarem multiplicadores.

8-IMOBILIARIAS CONTRA A DENGUE- Uma reunião também será realizada com esses profissionais para que os agentes possam visitar casas fechadas para venda ou aluguel.

9-IMPRENSA CONTRA A DENGUE- Estamos pedindo espaços e apoio total para os nossos veículos de comunicação (como o Jornal Guaypacaré) de forma que toda a população entenda as dificuldades do momento e colabore para que possamos extinguir essa epidemia.

10-PREFEITURA CONTRA A DENGUE - Estamos envolvendo todos os funcionários no combate a dengue, inclusive os de empresas terceirizadas.

Agradecemos também ao apoio dos vereadores da Câmara Municipal de Lorena, aos grupos das redes sociais como os lorenenses na net do facebook, a mocidade de Lorena, a rede Lucy Montoro em Lorena, Comman e outros pelo apoio e sugestões.

Para quem quiser colaborar com sugestões, críticas e denúncias de criadouros do mosquito da Dengue nosso e mail é: comissaodenguelorena@hotmail.com

Com toda a sociedade unida e mobilizada com certeza venceremos esse mal!



2 comentários:

Lurdinha disse...

Parabéns pelo seu trabalho. É verdade que vc tá saindo da câmara para ser secretário de saúde?

Evandro Lima disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.