quinta-feira, 3 de março de 2011

(99) “Adote uma praça”, “homenagem a Dona Dita da Ponte e Ir Raquel Retz” e “Retorno imediato dos dentistas aos postos de saúde”, são algumas proposituras apresentadas pelo Vereador Mafu e aprovadas na Câmara Municipal nesse início de ano.


Essa matéria foi publicada no jornal guaypacaré, edição de 26 de fevereiro de 2011. Vale a pena conferir.

Depois de mais de 100 casos confirmados de Dengue na cidade de Lorena e de diversas matérias nessa coluna reforçando meus pedidos de limpeza e mutirões, prevendo essa epidemia desde 2009, quando as armadilhas para o Aedes aegipty registraram a presença das larvas desse mosquito; resolvi falar de outras proposituras minhas, para que os leitores não pensem que só falo de lixões, dengue e buracos...
Vivemos em uma época que as parcerias público-privadas (PPPs) fazem uma grande diferença nas administrações públicas, quer sejam municipais, estaduais ou federais, como já publiquei nesse espaço, quando discorri sobre um requerimento apresentado na câmara, ainda em 2009, sobre a possibilidade de uma PPP viabilizar a construção de uma nova rodoviária em Lorena, às margens da Dutra, como é o sonho dos Lorenenses.
Na sessão do dia 21 de fevereiro, foi aprovado um projeto de minha autoria denominado “Adote uma praça”, que estabelece a adoção pela iniciativa privada das praças da cidade, cuidando da sua manutenção e dando o direito dessa empresa fazer sua propaganda, com minis out-doors (1 m²), pois hoje já temos essas propagandas pela cidade sem esse benefício para a administração e, conseqüentemente, para a população. Agora isso já será possível e evitará a grande poluição visual de muitas propagandas ao mesmo tempo, além de devolver a limpeza e beleza como a da nossa praça Arnolfo Azevedo, do Conde, Mário Covas no Bairro da Cruz (que tanto pedi por revitalização nesse espaço), entre outras. Para que essa iniciativa seja colocada em prática, agora só falta a aprovação do executivo municipal.
Também, conforme já anunciado nesse jornal e segundo o Secretário de Governo, engenheiro Célio Melilo, dentro em breve será iniciado a construção do Centro de Especialidades Odontológicas tipo I na Unidade de Saúde do Bairro da Cruz, conforme aprovação federal do projeto para a cidade, elaborado pelo coordenador de Saúde Bucal do município, Dr Eglaudio Mascarenhas e com a verba para construção de 70 mil reais enviada pela Deputada Rita Passos a meu pedido. Apresentei também na Câmara Municipal e foi aprovado por unanimidade de votos o nome da Srª Benedicta de Almeida Costa, a conhecidíssima Dona Dita da Ponte, para ser o nome desta nova unidade de saúde da cidade, um reconhecimento justíssimo para uma das personalidades que mais contribuíram, juntamente de toda a sua família, para o crescimento e desenvolvimento do Bairro da Cruz e adjacências. Dona Dita da Ponte foi chamada por Deus no dia 04 de outubro de 2008.
Foi aprovado por unanimidade de votos a moção de aplausos para a Ir Raquel de Godoy Retz por assumir a direção educacional do Instituto Santa Tereza, pela sua competência e dedicação ao ensino e por, em tão pouco tempo na nossa cidade (veio para Lorena em 2004), ter feito a diferença na nossa educação, fato sentido pelos nossos profissionais da área, quando da sua saída como secretária adjunta de educação, onde trabalhou por pouco tempo junto ao Pe. Pedro Cunha, sendo a saída de ambos uma perda incomensurável para a nossa educação municipal.
Finalmente, e com igual votação unânime, a moção de apelo que apresentei, pedindo ao nosso prefeito municipal o retorno, o mais rapidamente possível, dos nossos dentistas, conforme solicitado por dezenas de moradores, tanto para as Unidades de Saúde da Família dos bairros Jd Novo Horizonte, Pq. das Rodovias, Horto florestal e Santa Rita, Ponte Nova, Cabelinha, Olaria, Vila dos Comerciários, Santo Antonio quanto para as Unidades Básicas de Saúde da Cecap, Cidade Industrial e Vila Nunes, pois nessas unidades esses profissionais desenvolviam atividades de atenção básica em saúde bucal tais como: avaliação, escovação assistida e fluoretação das crianças matriculadas na nossa rede de ensino fundamental e procedimentos como extração, obituração, limpeza, prevenção do câncer de boca, entre outros, nas outras faixas etárias.
Por não termos dentistas nas escolas municipais, eram esses profissionais os responsáveis pela prevenção e avaliação da saúde bucal dos nossos alunos e, segundo informações, com a saída deles desde o ano passado, ficou apenas uma profissional para realizar esse trabalho com os nossos 10 mil alunos!
Estudos afirmam que para cada um real gasto em prevenção na saúde pública, economizamos de sete a dez reais com a recuperação e reabilitação, sendo assim, o gasto com a folha desses profissionais é mais que justificado, levando-se em conta o custo-benefício. O inverso também é verdadeiro, pois se não investimos na prevenção, a recuperação e reabilitação saem muito caro aos cofres públicos, como podemos constatar com o gasto que estamos tendo com a Dengue. A saúde começa pela boca e a administração pública tem de zelar pelo maior patrimônio de uma cidade que é a saúde de sua gente e das suas futuras gerações.

Foto1- mosquito da Dengue
foto 2- Praça Mário Covas
Foto 3- Vereador Mafu e Deputada Estadual Rita Passos (PV)

2 comentários:

Márcio Ferraz disse...

Competente e linda. Parabéns pela Deputada vereador e pelo seu trabalho também. Marcinho

Natália Medeiros disse...

Mais do que merecida a homenagem da Dona Dita da Ponte. Tomara que o centro odontológico saia mesmo Mafu, o Bairro da Cruz merece!