quarta-feira, 13 de maio de 2009

(56) PERCEBENDO O IMPERCEPTÍVEL

12 de maio foi o dia do Enfermeiro, meu dia e de milhares de profissionais desse Brasil afora.
Nos organizamos e fizemos uma belíssima comemoração na Casa da Cultura, foi ótimo.
Muitos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem da secretaria municipal de saúde, alguns da Santa Casa e hospital Unimed.

O evento também contou com a presença do nosso prefeito Dr Paulo Neme, do nosso secretário de saúde Dr Marcelo Bustamante e do nosso presidente do legislativo, Dr Élcio Vieira Júnior, o Elcinho.
A enfermeira convidada foi a Prof Sônia Fillipini da Fatea que fez uma palestra que não foi apenas para o exercício profissional, foi para a vida.
Começou fazendo um rápido resumo da história da enfermagem e entrou nos bastidores do dia a dia.
Ao falar da importância da observação nos nossos cuidados, disse a seguinte frase:

TEMOS DE PERCEBER O IMPERCEPTÍVEL.

Na postagem abaixo comecei falando dos raios de luz que eu não tinha visto quando tirei a foto, mas a máquina fotográfica captou e a foto ficou bem legal, também o modelo ajudou (rsrsrsrsrs).
No livro O PEQUENO PRÍNCIPE essa frase aparece mais ou menos assim:

O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS, MAS SE SABE COM O CORAÇÃO.

Voltei para casa pensando em algumas coisas a respeito, mesmo porque, hoje pela manhã, minha amiga e médica, Drª Vivian, fez uma raspagem nos meus olhos devido a uma conjuntivite, o que me afastou daqui e de e de outras atividades.
A vida é assim mesmo, quando não queremos perceber o imperceptível, ela coloca algo para que abramos os nossos olhos e confesso, sem neurotizar e nem entrar em paranóia, que esse conjunto de fatos me fez muito bem e refletir um pouco e gostaria de compartilhar aqui no blog.

É preciso apreciar mais as “pequenas coisas”, para que quando olharmos para trás, percebamos que elas nos tornaram grandes;
Da mesma forma que é preciso deixar de lado as“coisas pequenas”, para não nos tornarmos pequenos como elas.
É preciso perceber que as melhores coisas dessa vida não são coisas e nem o valor de um objeto, e sim o sentimento bom que nos trás;
E que as melhores e mais belas coisas do mundo não podem ser vistas ou tocadas. Elas devem ser sentidas; É preciso perceber as pessoas que nos fazem bem com sua simples presença;
E o quanto a ausência delas nos faz falta!
É preciso perceber que não podemos mudar a realidade, mas podemos mudar os olhos com os quais a vemos;
Pois muitas vezes não vemos as coisas como elas são e sim como nós somos.
Apesar dos olhos só verem o que a mente está preparada para entender.
E com os ouvidos, é a mesma coisa.
É preciso perceber que todos temos um caminho;
E que o caminho direito, o caminho correto ou o único caminho,simplesmente não existe.
É preciso entender que não existe realidade na ausência de observação;
E que nem toda a mudança é crescimento, assim como nem todo o movimento é para frente ou para o alto.
Ainda prefiro ver o mundo das possibilidades, ainda que as nuvens escuras pairem no ar.
Acho mesmo que é tudo um ponto de vista, sei lá, porque essa história de olhos nos olhos já foi banalizada por muitos. Existem vários artistas por aí!
Do que adianta olhar sem ver?
Mesmo e também por isso quero ter visões otimistas da vida, das pessoas, da humanidade, ás vezes, ainda me pego querendo fazer o meu melhor num momento que tenho de fazer apenas o que é preciso.
Engraçado e triste ao mesmo tempo isso.
Algumas vezes você não pode passar do básico, pois nem sempre existe entendimento para além.
O mundo está sempre desconfiando do que é verdadeiro.
Na química aprendi que o diamante e o carvão têm os mesmos elementos. Um dia me falaram que o diamante é carvão sobre pressão.
E a pressão da vida vai nos polindo... ou não.
Sinto uma nostalgia gostosa das coisas mais singulares e. por serem singulares são ímpares e imperceptíveis também, como cantar na chuva ou o famoso rateio quando acaba a cerveja e ninguém quer partir e sim partilhar.
O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis e fabulosas.
Algumas se vão sem a gente perceber, se transformam.
Ainda bem que a maioria permanece na mesma essência, continuando a nos presentear com sorrisos e afetos amistosos e verdadeiros.

Por isso temos de tentar ver a vida com os outros sentidos, para ampliar o nosso horizonte, pois se a janela da percepção estiver limpa, tudo irá aparecer como é, sem distorção, claro e;
Muitas vezes intenso e... infinito!

Beijão no coração... Fui

12 comentários:

Alexandre Pinho disse...

Como sempre você sempre atento as palavras e fazendo um enredo com um ponto.
é maravilhoso perceber a sua percepção, seus olhos sendo impedidos de ver devido a uma conjuntivite e, ao tratar, vem a confirmação numa palestra com uma pequena frase e você fala que isso tudo foi um conjunto bom para que vo`^e visse outras coisas, até a doença você faz uma coisa prática, por isso sempre te digo que você não existe.
Você com suas postagens tem nos ajudado muito, a mim e a minha esposa, principalmente quando fala das coisas da vida que todos vivenciamos, como esta e a anterior.
A gente sempre se encaixa nas suas experiências, pois sempre estamos vivenciando coisas iguais de maneiras diferentes.
Abraços meu amigo, mas acho que você deveria escrever todos os dias, muito embora eu releia sempre suas postagens.
Fica com Deus e melhoras para os olhos.
PS: Ri muito sobre o rateio para comprar mais cervejas, é sua cara mesmo! Estamos te esperando para um churrasquinho em casa.

Unknown disse...

Primeiramente, parabéns pelo dia do enfermeiro, pelo trabalho realizado esses anos todos, nesta magnífica profissão; com dedicação, amor e comprometimento!!!
Essa postagem realmente está intensa e não há como discordar do essencial verdadeiro. Precisamos olhar e apreciar mais as "pequenas coisas" que fazem a grande diferença no nosso existir. Não sabemos mais o que é o respeito, o limite, o espaço de cada um. Não sabemos mais olhar as pessoas como elas são no seu íntimo, olhamos somente a capa e o que ela tem e/ou se tornou!!! Como vc disse: Do que adianta olhar sem ver? Realmente, é engraçado e triste ao mesmo tempo!!!
Mas, eu ainda prefiro ver o mundo das possibilidades, como vc!
Conte sempre comigo. Vc está arrando nas postagens.
Como dizia meu antigo presidente (não posso mencionar o nome, vc sabe!)
VAMOS EM FRENTE !!!
Continue arrando não só nas postagens, mas no trabalho, na política, na vida... continue nos dando exemplo de superação!!!

Rosane Costa disse...

Pois é todos nós devemos estar atentos ao imperceptível, pois em cada olhar ou gesto existe uma forma de sentimento. Mas podemos ir muito mais alem, podemos exercer todos os dias o nosso amor incondicional. E só ai poderemos ter a capacidade de decifrar e perceber tudo aquilo que nos é imperceptível.bjusssssssss

Bianca Bueno disse...

Posso dizer seguramente que cheguei as lágrimas...Eu realmente penso como alguém consegue ver tão longe diante de possibilidades tão pequenas de ver o crescimento de alguns.....
Mas é vc, né Mafus... o mesmo romântico, sonhador e sensível de sempre, que mesmo diante de tantas adversidades nunca perde a fé na vida e nas pessoas....
Por tudo isso... obrigado por me deixar fazer parte do grupo que faz intera pra cerveja e quer partilhar sempre...
AMO VC... TAMU JUNTO!!!
Bjuuuusssss

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O livro: O Pequeno Príncipe é muito interessante. Li há muito tempo atrás e suas mensagens lindas, eternas e profundas continuam fazendo parte do nosso cotidiano.
Adoro aquela parte em que ele diz:
"O essencial é invisível aos olhos, só se vê bem com o coração."
Quanta sabedoria!!!

"Agradeça pelo que lhe ensinam
a sabedoria da humanidade, seu intelecto e seu coração: que o significado da vida é servir à força que pôs você neste mundo; assim a vida se transforma em alegria."

Fique com Deus meu amigo!!!
Beijos

Valeria Fortes disse...

Na realidade, to pasma!! Confesso que achei que ia chegar no final e ver o nome de algum autor famoso ou conhecido. No entanto, é vc mesmo esse grande poeta da atualidade, um grande critico da realidade, um sabio da vida. Vc consegue sempre se superar. É incrível seu foco, suas palavras para tocar nossa mente e nosso coração.Parar e pensar.
A inteligencia supera qualquer obstáculo, amigo. Só consegue fritar quem tem a competência de colocar o oléo na panela!
Amore... vc é BEST!!

Anônimo disse...

bom!
eu, esta postagem já foi muito comentada,sem no entanto ser comentada... se é que vcs me entendem...

existem varias maneiras de s ver o mundo: é como numa partida de futbol, onde o torcedor do time á jamais vai concordar com o torcedor do time b( adversario) e muito menos, admitirem que seu time foi inferior ou é, mesmo perdendo a partida.

se é paixão! se é bajulação, puxação de saco,ou elogio por convniencia eu não sei: mais eu sou do timo que admito quando o meu corinthians não ta bem no jogo e no campeonato.

os meus olhos podem não ver o gol adversario porque ao presentir eu fechei os olhos, mais o silencio na minha torcida faz meu coraçãosentir o pior e nesse caso oque meus olhos não viram, meu coração sentiu.
nas administrações municipais, por piores que seja, um determinado funcionario publico tende a não enchergar os poblemas, e neste caso o coração que sente é o de quem é afetado pelos poblemas, diretamente "o povo". tbm existem os que enchergam bem, mesmo sendo da situação, mais aprendi que dar de loco, pode ser o melhor caminho, em certas opniões.

será que sou loco, retardado? mais porque então dão tanta importancia pra opnião de um retardado? os olhos podem não ver minha face, mais neste caso, o coração tbm sente, o poder de minhas palavras. porque mais uma vez a verdade dói, doi na alma.

meus olhos, meus ouvidos, meu coração esta cansado disso tudo: e por isso me encntro ilhado, no mar da ilusão, dessa politicalha...nessa ilha, quando olho pro alem mar, nem ondas vejo.

repito, estou cansado... mantendo distancia de jornais, programas de radio e tv voltado pra essa coisa chamada politica.
é melhor assim, me dedicar a coisas que somem mais em minha vida.

conexão-loucura, talvez seja o nome de meu novo blog, porque os lucos nessa terra de loucos, tendem a ter mais credibilidade.

oque eu escrevo vem sendo motivo de debates,vem inspirando novas postagens em outros blogs,em tom de respostas: pouco me importo, porque é sinal de que estou na fita.

cada um sabe oque escreve, oque pensa... posso escrever coisas insanas, malucas... mais sinto que a minha capacidade de produzir é bem maior doque minha capacidad de postar... acumular essa produção pode me levar a uma crise de consciencia: talvez seja melhor assim.

vai mafu, continua.

éssa é a sua hora!sua vez de vrilhar.brilhe intensamente, eternamente.

Luciana Sene disse...

Independente do que esteja acontecendo , acho que as pessoas inteligentes e que te conhecem um pouco, jamais irão querer você longe delas, assim como eu e todos os nossos amigos e familiares que te amamos.
Só pra vc ter uma idéia, imprimi suas 2 últimas postagens e coloquei em discussão nas dinâmicas de grupo que faço nas minhas aulas.
Muita gente que nem te conhecia, inclusive alunos de outras cidades, agora sabem quem é o Mafu e o pq , mesmo contariando todas as expectativas, ele foi eleito.
Como você me disse:
Estou feliz porque tenho 731 amigos de verdade nessa cidade, e isso não é pra qualquer um, e você nunca foi qualquer um, não é mesmo, meu querido!
As discussões e os debates esquentaram na classe, conversei com a coordenadora e estou te convidando, ou melhor, convocando, para fazer uma palestra pra gente no final do bloco de administração sobre liderança e motivação em tempos de crise, será para o final de junho e não aceitaremos não como resposta.
Obrigado por ser meu amigo e me escutar naqueles momentos difíceis pelos quaia passei.
Beijão no seu coração também.
você estará recebendo nosso convite essa semana.
Ah! As mulheres da nossa igreja adoraram sua palestra sobre saúde da mulher e estamos agendando a de depressão também para o mês que vem, conforme combinamos.
Obrigado por tudo e beijão no coração também.
Parabéns e fique com Deus!

16 de Maio de 2009 15:34

Luciana Corrêa disse...

Noooossa...mensagem maravilhosa!...realmente é subestimada a importância das "coisas pequenas", mas são justamente elas que nos dão grandes resultados na maioria das vezes...Essa mensagem me fez entender que temos que aprender a escutar a voz das coisas, dos fatos e entender como tudo se comunica conosco, e entender principalmente que a escolha é nossa de como viver a vida...beijos!!

Mariana Lacerda disse...

Amigo, como voc~e mesmo disse
... Pessoas incomparáveis e fabulosas...
Por isso te amo e estou esperando ansiosamente o Balaio de Gato, já perguntei para o Dr guilherme no restaurante, para a Bruna e ninguém sabe do que se trata mas todos imaginam.
Sucesso e beijão no coração, você também vê com o coração!

Marcos Paulo disse...

Ainda prefiro ver o mundo das possibilidades, ainda que as nuvens escuras pairem no ar.
É isso ai Mafu, sua força dá forças pra muita gente, sua esperança leva esperança pra várias pessoas.
Seja como sempre foi, alegre, humilde e arrojado.
Abração.