quinta-feira, 5 de outubro de 2023







SETEMBRO AMARELO

No mês de setembro eu fiz capacitação para os agentes comunitários de saúde sobre prevenção ao suicídio e também fiz palestra na Faculdade Serra Dourada para os alunos de Enfermagem e Psicologia e também na UNIFATEA para a graduação de Enfermagem e funcionários em geral.

Em Atenção ao Setembro Amarelo, mês que se volta em atenção à prevenção ao suicídio no mundo, a Secretaria Municipal de Saúde de Lorena, através do NEP – Núcleo de Educação Permanente , coordenada pelo Enfermeiro Valdemir Vieira – MAFU, promoveu na manhã do dia 20 de setembro a 1ª Sensibilização em Sinais de Alerta para Tentativa de Suicídio para os profissionais Agentes Comunitários de Saúde das 11 equipes de Saúde da Família do município.

Os Agentes Comunitários de Saúde são profissionais que servem de elo entre a comunidade e a equipe de saúde da família, Eles trabalham num território delimitado chamado de micro área dentro do território maior (bairro) onde está a unidade de saúde. Responsáveis por até aproximadamente 170 famílias ou 600 pessoas. Esses agente devem visitar os domicílios mensalmente e formam vínculos de confiança com a população que atendem. Assim, segundo o Enfermeiro, esse Agentes são os primeiros a entrar em contato com o sofrimento dessas pessoas e, se capacitados a reconhecer sinais de sofrimento psíquico, eles podem alertar a equipe e familiares no atendimento de saúde e, assim, poder tentar fazer a prevenção de uma possível tentativa de suicídio”.

Para os agentes o ganho foi duplo, além de ajuda-los a serem profissionalmente mais preparados, também despertou o olhar até mesmo para dentro de casa e no grupo de amigos, visto que muitos são pais e mães.

A Estratégia de Saúda da Família é importante na prevenção de doenças e promoção à saúde. Nesse modelo de atendimento, a equipe deixa de ser passiva, ou seja, de ficar esperando as pessoas chegarem doentes, para ser ativa, indo até as casas para atender as necessidades de saúde de forma geral, assim, levam educação em saúde orientando as famílias, ajudam a controlar doenças crônicas como diabetes e hipertensão,  focos de criadouros de dengue, atenção ao pré natal, puericultura, e fazem trabalhos como vacinação , coleta de preventivo, pré natal e as demandas que surgem. Com a capacitação em atenção aos sinais de tentativa de suicídio, o objetivo é despertar o olhar dos agentes e das equipes para mais essa atenção.

A capacitação abordou o histórico do suicídio no Brasil e no mundo, os dados estatísticos do suicídio nos últimos anos, e conceitos como ideação, motivação, comportamento, tentativa e sobreviventes do suicídio. Os critérios para a  avaliação do risco para suicídio, assim como as patologias que aumentam a probabilidade para as tentativas como depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno bipolar, dependência de álcool e outras drogas também foram apontados, embora, segundo Mafu, essas patologias serão abordadas em um treinamento específico em breve.

“Temos de conhecer para prevenir, por dia no Brasil cerca de 40 pessoas tiram sua própria vida e esse número vem crescendo. Para cada suicídio consumado registra-se mais de 20 tentativas, ou seja, falar e entender os sinais para tentativas de suicídio é um passo importantíssimo se quisermos mudar essa triste realidade na nossa cidade e no Brasil. Agradeço o nosso Secretário Municipal de Saúde, Adailton José Pinto por todo apoio e incentivo que nos dá nas nossas ações ”.

 

 

 

Nenhum comentário: