quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

(96) DENGUE X LIXO - UMA COMBINAÇÃO EXPLOSIVA

Mais uma denúncia do Vereador Valdemir Vieira-Mafu na coluna do jornal Guaypacaré. Essa matéria saiu no dia 19 de fevereiro. Hoje já são mais de 100 casos confirmados de Dengue na cidade!

Na edição passada falamos sobre o histórico, aspectos epidemiológicos, sinais e sintomas e dos casos suspeitos e confirmados da Dengue na cidade de Lorena. Por ser uma doença que pode ser fatal e atendendo aos pedidos que nos chegam diariamente, por telefone e e-mails com relação a mais informações, continuaremos falando no assunto.
Estamos com 23 casos de Dengue confirmados em Lorena e mais de 100 casos suspeitos. Devido ser uma doença de fácil contágio, se espera de 800 a 2400 casos na cidade. Importante salientar que a Dengue não se transmite de pessoa a pessoa; é necessário que exista o mosquito transmissor, o Aedes aegipty. Então, não se pega a doença usando pratos, talheres, toalhas, sanitários, só se pega Dengue se formos picados pelo mosquito contaminado com o vírus causador da doença.
Portanto, para contermos a doença é necessário exterminarmos o mosquito. Isso se faz, principalmente, eliminando os criadouros onde seus ovos eclodem e ele se desenvolve. Como ele precisa de água limpa e parada para eclodir e se desenvolver, quaisquer recipientes que acumulem água é um criadouro em potencial, de tampinhas de refrigerantes até caixas d’água sem tampa; de calhas de telhado sujas até pratinhos de vasos de plantas.
Diante deste contexto, temos de ter todo o cuidado em nossas casas, colocando garrafas retornáveis de bico para baixo, colocando areia nos pratos de plantas, cobrindo as caixas d’água, limpando as calhas, pneus velhos, etc.
Já há algum tempo, a coleta de lixo tem deixado a desejar, não passando nas ruas nos dias corretos e nesses dias de epidemia nos deixa ainda mais vulneráveis a essa praga, além do costumeiro visual e cheiro de chiqueiro a céu aberto, pois os numerosos cachorros de rua, que já fazem parte da nossa paisagem urbana, rasgam os sacos e espalham o lixo pelas calçadas, acumulando a água das costumeiras chuvas de verão, aumentando os criadouros.
Além disso, temos os problemas dos terrenos baldios cujos donos não cuidam, virando depósitos de lixo a céu aberto e nos deixando com sentimento de impotência, pois se não é obrigação da prefeitura limpar um terreno particular e o dono não limpa, a quem recorrer? Já temos lei para isso, faltam apenas fiscalização e sanção.
Segundo informações o problema com a empresa coletora de lixo não é financeiro, então fica aqui o pedido da população que me procura: Senhor prefeito, faça o que for necessário, mas resolva o problema, ninguém agüenta mais!...
Já nem sei mais quantas matérias escrevi neste jornal pedindo por uma Lorena limpa, agora, nas atuais circunstâncias, nem precisa mais ser bonita, apenas limpa, porque hoje é caso de saúde pública e, porque não dizer, de vida ou morte!

2 comentários:

Maria Guiomar disse...

Um absurdo! Boa denúncia Mafu, estamos acompanhando seu trabalho e estamos felizes com o seu trabalho. Parabéns!

Elizabeth Montenegro disse...

E quem se responsabiliza por tudo o que está acontecendo em Lorena agora. è triste e vergonhoso. Parabéns pela sua previsão, pena que não adiantou nada.