terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

(95) EU ACREDITO EM MILAGRES... E NA POLÍTICA DA UNIÃO EM BENEFÍCIO DA COLETIVIDADE.

COM O AUMENTO DO GRUPO DE DISCUSSÃO REDE LUCY MONTORO EM LORENA, VEREADOR MAFU RESOLVEU POSTAR ESSA MATÉRIA QUE ESCREVEU NO DIA QUE O BRASIL FOI ESCOLHIDO PAÍS SEDE DOS JOGOS OLÍMPICOS DE 2016 E QUE FOI PUBLICADA NO JORNAL GUAYPACARÉ EM OUTUBRO DE 2009. FICA AÍ COMO UM GRITO A MAIS PELA VINDA DA REDE LUCY MONTORO.

Estava no sambódromo carioca no carnaval de 1997 e recordo-me, vividamente, do desfile da Mangueira, cujo enredo era o Sonho Dourado em ver o Rio sede das Olimpíadas de 2004.Naquela época, sabíamos que seria muito difícil. Os anos se passaram e a consciência amadureceu.Resolveram dar um salto menor e a organização dos Jogos Pan-Americanos de 2007 foi um teste com bom conceito final.
Após a escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo em 2014, faltavam apenas os Jogos Olímpicos, um sonho que começou a se concretizar na sexta-feira, dia 2 de outubro às 13:50h, quando, finalmente, anunciaram que o Cristo Redentor receberá de braços abertos os 5 continentes e a chama do Olimpo em 2016.
Foi um grande feito para uma cidade com tantas mazelas sociais, localizada num país em desenvolvimento abaixo da linha do Equador! Desbancar Chicago, Tóquio e Madri! Um verdadeiro Milagre, só possível graças a União dos Governos Federal, Estadual e Municipal aliado a uma forte campanha com renomes Internacionais como Pelé, João Havelange, Paulo Coelho, entre outros.
Ao visitar um paciente paraplégico fiquei pensando nos jogos paraolímpicos (para os deficientes físicos) que acontecem logo após os Jogos Olímpicos, na mesma cidade sede e na superação das dificuldades de todos eles, atletas ou não.
Estamos avançando nas políticas para os deficientes físicos e pessoas com dificuldade de mobilidade, porém, estamos mais no discurso do que na prática, pois a acessibilidade para eles ainda está distante e a reabilitação...
Já falei das minhas proposituras em edição passada para esse público em questão, até da moção de apelo ao Governador José Serra para que um dos Centros de Reabilitação Lucy Montoro venha para Lorena, fundamentando com o trabalho único na região da ADEFIL (Associação dos Deficientes Físicos de Lorena) e por Lorena estar desenvolvendo um trabalho diferenciado na saúde, com a expansão dos PSFs (Programa de Saúde da Família), reforma e ampliação da Santa Casa, a vinda do AME (ambulatório médico de especialidades), além de, geograficamente, nossa cidade estar no centro entre os 17 municípios que se beneficiarão desse serviço, de Pindamonhangaba até Bananal, regionalizando de forma adequada (um dos princípios do SUS) e facilitando o acesso de forma geral.
Já definiram que dois desses centros virão para o Vale do Paraíba, um em São José dos Campos e o outro, cogita-se Taubaté, que apesar de ter também uma excelente infra-estrutura, está perto de São José e bem distante das cidades que compõem o Circuito da Fé e Vale Histórico.
Essa é uma das razões que os dirigentes da ADEFIL, Celso e Natanael, pediram o apoio do Prefeito Paulo Neme e eu também pedi o apoio de todos os colegas vereadores da Câmara Municipal de Lorena, entretanto, como o serviço é para a nossa região pedi o apoio do Prefeito Otacílio de Piquete e do Presidente da Nossa Câmara Élcio Vieira Júnior que são, respectivamente, presidentes do CODIVAP (Consórcio para o Desenvolvimento do Vale do Paraíba) para prefeitos e vereadores, para que no próximo encontro, no dia 30 de outubro, coloquem o pedido de apoio para os prefeitos e presidentes de Câmara, principalmente dos 17 municípios que se beneficiarão da vinda desse Centro de Reabilitação para Lorena. Estamos pedindo também o apoio de alguns empresários da região que, brevemente, citaremos aqui.
Ressalto ainda que os 17 municípios juntos somam mais de 600 mil habitantes e, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 14,5% da população tem algum tipo de deficiência o que totaliza mais de 82 mil pessoas que se beneficiarão desse direito..
Sei que a luta é difícil, também se fosse fácil não precisaríamos mobilizar a política, a indústria e o terceiro setor; porém, acredito que temos todas as possibilidades de conseguir esse benefício para a nossa cidade e região, pois, assim como a persistência dos cariocas e brasileiros para trazer os jogos olímpicos para o Rio, a união política e de outros setores da sociedade para trazer o Centro de Reabilitação Lucy Montoro resultará em verdadeiros milagres para pais, familiares, pessoas com limitações e problemas físicos e toda a sociedade em geral. Afinal, nenhum de nós está livre de engrossar as filas de espera por próteses e tratamentos...
Quem sabe, em 2016, no Jogos Paraolímpicos do Rio, teremos algum medalhista reabilitado por aqui...
EU ACREDITO EM MILAGRES...

3 comentários:

Márcio Ferraz disse...

Valeu mesmo Mafu, sabemos o quanto você defende a questão dos deficientes físicos e as políticas de acessiblidade em Lorena. Eu e minha mãe não perdemos nenhuma sessão de câmara e na semana passada mesmo foi votado 2 projetos de lei de sua autoria que você tem de colocar aqui para as pessoas saberem. Também somos assinantes do Jornal Guaypacaré e somos testamunhas desta e de outras matérias, até com fotos do Natanael e outros pacientes da Adefil. Parabéns e continue com esse trabalho diferenciado que você tem e continue nos presenteando com as belas matérias políticas e que também dão aulas de cultura. Abraços. Seu amigo Marcinho do Bairro da Cruz

Márcio Ferraz disse...

Ah, antes que eu me esqueça, parabéns pelas assessoras, estava na câmara e escutei um senhor sair de lá elogiando muito. Eu particularmente confesso que não conversei com elas ainda, mas pelo tamanho da loira... Parabéns de novo! Marcinho

Binho disse...

Parabéns Mafu, ouvi a sessão e como não vai ter carnaval na cidade esse ano, ouvi a deliberação de um projeto de lei da sua autoria criando o conselho Municipal de Carnaval. Você pode colocar esse projeto e aqui e explicar? O mundo do sambafoi sacudido com essa notícia e já tem rumores nos bastidores. Binho