quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

(94) SAÚDE É O QUE INTERESSA...E O RESTO TAMBÉM (PARTE 3)-E A DENGUE ESTÁ AQUI!

Matéria publicada na edição de 12 de fevereiro de 2011. Foram tantos os alertas como as postagens abaixo do Vereador Mafu, agora estão acontecendo os mutirões, infelizmente, a doença já está em Lorena.

Da travessia dos tumbeiros que traziam os negros africanos para as Américas vieram muito mais do que mercadorias humanas; os navios negreiros trouxeram também o Aedes aegipty e o Aedes albopictus, os mosquitos transmissores da Dengue. A transmissão da Dengue era tamanha que, em alguns navios, as baixas eram tantas entre os prisioneiros e a tripulação que as galés ficavam a deriva, originando as histórias de navios fantasmas, De origem espanhola, a palavra Dengue quer dizer manha, melindre; uma alusão ao estado de prostração que fica o doente acometido por essa patologia.
A dengue hoje é uma das doenças com maior incidência no Brasil, atingindo a população de todos os estados, classe social, idade ou raça. Nesse ano, infelizmente, chegou a nossa cidade de Lorena. Com 19 casos confirmados até no momento que redijo este texto e 59 suspeitos, a projeção dessa epidemia na nossa cidade é grande, variando entre 800 casos até três vezes mais que isso.
Para reverter esse quadro, reuniões para traçar estratégias têm sido feitas constantemente entre as várias secretarias da administração, sempre coordenada pela secretaria da saúde e os famosos MUTIRÕES, tantas vezes implorados por mim e pelos meus colegas de câmara na tribuna e nesse espaço, estão acontecendo nos bairros da cidade, entretanto, esse texto objetiva também conscientizar a todos da importância do papel de cada um.
Cuidar das nossas casas evitando os criadouros (quaisquer recipientes que possam acumular águas), das tampinhas de refrigerantes até as calhas dos telhados, bem como manter as caixas d’águas limpas e tapadas são fundamentais, uma vez que os ovos dos mosquitos podem durar meses, eclodindo na presença de uma pequena quantidade de água. Como a doença já está aqui, é fundamental também o uso de repelentes diariamente e várias vezes ao dia.
Após a picada pelo mosquito contaminado, o período de incubação é de 3 a 15 dias, mas tem a média de 5 a 6 dias; após esse período aparecem os primeiros sinais e sintomas.

SINAIS E SINTOMAS

Os sinais e sintomas vão da forma inaparente (levíssima) até a forma mais grave que podem levar ao óbito como a febre hemorrágica. Os sinais e sintomas mais comuns são: febre alta e de início súbito entre 39 e 40 graus, dores de cabeça, nos músculos, articulações, atrás dos olhos (retro orbitária) e coceira. A falta de apetite, náuseas, vômitos e diarréias também podem ocorrer entre 2 e 6 dias.

SINAIS DE ALARME

Normalmente a febre cede de 2 a 3 dias e é nesse período que as complicações podem ocorrer com manifestações de dores abdominais intensas, aumento do fígado e dor na região à palpação, desconforto respiratório, letargia e derrame na cavidades. Esses sintomas precedem as manifestações hemorrágicas tais como: Presenças de petéquias (pontos pequenos avermelhados pelo corpo), sangramento nasal, nas gengivas, metrorragia (não confundir com a menstruação), presença de sangue abundante no vômito, nas fezes, entre outros, que podem levar o indivíduo a morte.

SINAIS E SINTOMAS NA CRIANÇA
Devido à dificuldade em expressarem o que sentem, principalmente nos menores de dois anos, o sintoma como a febre pode ser associado às reações de vacina ou outras doenças comuns na idade, porém, as dores de cabeça, nos músculos e articulações são percebidas devido ao choro intenso e irritabilidade que as crianças apresentam, por isso é muito importante a observação rigorosa dos pais e a avaliação do pediatra.

CASO SUSPEITO DE DENGUE

 
Em casos de febre alta e de início repentino, persistindo por mais de dois dias, com a presença de pelo menos dois sintomas como dor de cabeça, atrás dos olhos, nos músculos ou articulações, considera-se caso suspeito de Dengue. Nesse caso, procure o serviço de saúde mais próximo de sua casa.
Nesses dias difíceis que estamos vivendo lembre-se: Não brinque com a DENGUE, ela pode matar você ou quem você ama!
Referências:

1-BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de Vigilância Epidemiológica. 6. ed. Brasília, 2005.
2-BRUNNER et al. Moderna Prática de Enfermagem. Rio de Janeiro: Interamericana, 2007.
3-BRASIL. Ministério da Saúde. DENGUE, Manual de enfermagem adulto e criança. 1. ed. Brasília, 2008



2 comentários:

Márcio Ferraz disse...

Somos todos testemunhas que desde março do ano passado você pede limpeza e mutirão e já previa essa maldita epidemia. Parabéns pelo seu trabalho político e profissional que vem desenvolvendo na saúde como enfermeiro. Marcinho

André da Cecap disse...

Vi o vídeo no youtube. Parabéns pelo serviço de utilidade pública, pena que ficou um pouco escuro, mas valeu.