terça-feira, 7 de dezembro de 2010

(92) E O RIO DE JANEIRO...CONTINUA LINDO?...

Na edição do dia 4 de dezembro, o Vereador Valdemir Vieira-Mafu fez uma reflexão dos acontecimentos no Rio de Janeiro, sempre fazendo um link com a cidade de Lorena. Vale a pena conferir!

Nesses últimos dias os olhos dos brasileiros se voltaram para uma operação jamais vista no país; a força tarefa contra o tráfico no Rio de Janeiro. Tanques de guerra, helicópteros, aviões, carros diversos, homens do exército, marinha, aeronáutica trabalhando em conjunto com as polícias civil e militar; um verdadeiro exército nas ruas e morros cariocas. A população aplaudiu os militares e desabafava orgulhosa por saírem da opressão. Muitas vezes ouvi as pessoas dizendo que a população apoiava os “donos dos morros”, uma mentira desmistificada agora, pois ninguém quer viver sob o subjugo da opressão - todos querem liberdade e dignidade e isso ficou demonstrado nos discursos dos moradores. Ouvi uma entrevista do prefeito do Rio, Eduardo Paes, na qual, por telefone, ele dizia que agora o poder público irá oferecer serviços para as comunidades como a implantação de equipes de saúde da família, creches, água, luz e esgoto (sem os famosos gatos), mais escolas, etc. Também ouvi pela TV alguns comentaristas dizerem que, após a cidade do Rio ter sido escolhida a sede das olimpíadas e também de alguns jogos da copa, implantaram as unidades de polícia pacificadora para atenuar as mazelas cariocas, o que acabou deflagrando os ataques dos criminosos e a reação do poder público.
Então muitos de nós ficamos nos perguntando: Há quantos anos a sociedade carioca convive com esses problemas, será que tudo o que está acontecendo foi apenas devido à copa de 2014 e a olimpíada de 2016? Será que precisamos sediar um evento internacional para podermos ter a coragem de encarar um problema grave e tomar atitudes? Se o Comitê Olímpico Internacional não ameaçasse retirar o direito de sediar as olimpíadas da “Cidade Maravilhosa”, como veiculado por algumas mídias, o Rio ainda estaria refém do crime? E o povo? Nossa gente é menos importante do que os dólares que ainda serão deixados na cidade? Tudo isso que está sendo feito é realmente em favor da população ou para atender uma política cada dia mais capitalista? Porque essas ações não foram feitas há 10, 15 ou 20 anos atrás?

Críticas a parte, acho que está sendo muito bom, antes tarde do que ainda mais tarde. O fato é que não precisamos ser ameaçados para agirmos; podemos apenas querer o bom e o melhor para todos nós, e isso passa necessariamente por uma mudança de paradigma. O bom e o melhor não é um favor, é o essencial.
Trazendo isso para a nossa municipalidade, quando falamos em mutirões constantes de diversas secretarias nos nossos bairros, para deixarmos nossas ruas e praças limpas, pintadas e sem buracos, com criadouros do mosquito da dengue sendo retirados, deixando a população devidamente orientada, estamos falando em prevenção de um mal que está iminente. Aqui não temos a ameaça do crime (embora exista e esteja aumentando), no entanto, estamos sendo ameaçados pela dengue e outros bichos, além do temor constante de enchentes quando as nuvens escurecem no céu.
Assim e conforme nossos pedidos na Câmara Municipal, agradeço ao nosso prefeito, aos secretários, funcionários e também aos soldados e comando do 5º BIL e a população pela mobilização no sentido de prevenção à Dengue e limpeza da cidade. Logo, logo poderemos falar novamente: A cidade de Lorena continua linda... e limpa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Algumas perguntas complementares à ação contra as drogas nos morros da Cidade Maravilhosa:
1- Por que foi permitido que os bandidos fugissem para a favela localizada no outro lado do morro? Como fica a segurança dos seus moradores? Por que não bloquearam a estrada antes, com tropas aerotransportadas?
2- O que está sendo feito contra os riquinhos da Zona Sul, que alimentam o tráfico?
3- Para avaliar a eficácia da ação, alguém está monitorando o preço da droga no Rio? O preço teve forte alta ou a lei da oferta e da procura foi revogada?
Abraços e até o próximo ato deste espetáculo circense. Assinado: Velhinha de Taubaté.

Márcio Ferraz disse...

E aquio de novo a questão da Dengue que você já previa e alertava desde de março do ano passado. Você não se sente um palhaço gritando, escrevendo e pedindo sem ninguém te ouvir. Você não se cansa. E agora Mafu, de quem é a culpa por tanta desgraça na cidade??? Marcinho