terça-feira, 7 de dezembro de 2010

(91) SOBRE A ESCURIDÃO, RATOS, URUBUS, MOSQUITOS DA DENGUE, ESCORPIÕES E URUTUS-VEREADOR MAFU INSISTE NOS MUTIRÕES DE LIMPEZA NA CIDADE DE LORENA

Na edição do dia 22 de novembro do jornal guaypacaré na coluna do Vereador Valdemir Vieira-Mafu, a denúncia foi sobre as ruas escuras da cidade deixada pela ?Bandeirante energia e da sujeira em Lorena que está favorecendo a proliferação de animais peçonhentos, bem como o pedido de mutirões de limpeza em toda a cidade para prevenir uma bem possível e iminente epidemia de dengue. CONFIRA!

Estamos vivendo um momento de infestações de animais peçonhentos na nossa cidade de Lorena. Por anos seguidos nos orgulhamos em manter o Aedes aegypti e Aedes albopictus, transmissores da DENGUE longe da nossa cidade e, os casos que aqui foram registrados eram todos importados, ou seja, eram pessoas que foram para municípios que estavam com a doença, se contaminaram por lá e apresentaram a doença aqui, uma vez que os primeiros sinais e sintomas levam de 5 a 7 dias para se manifestarem.
O trabalho era grande; os funcionários da vigilância epidemiológica juntamente com os agentes comunitários de saúde dos PSFs visitavam as casas, orientavam os moradores e retiravam os criadouros que eram levados nos caminhões por funcionários da secretaria de serviços urbanos (garagem). Os agentes da vigilância epidemiológica, freqüentemente, examinavam as armadilhas em pontos estratégicos de diversos bairros, como oficinas, borracharias, etc, e sempre davam resultados negativos, ou seja, não eram encontrados larvas dos mosquitos. Desde o ano passado o resultado já vem positivando e precisamos intensificar a campanha e as ações de saúde, para não termos uma epidemia na cidade e também precisamos da ajuda da população nessa luta que é de todos nós. Com este cenário, apresentarei na próxima sessão uma moção de apelo ao nosso executivo para que se realize uma grande força tarefa com as secretarias de saúde, de serviços urbanos, trânsito, obras, meio ambiente e, principalmente, educação para que todos se conscientizem e colaborem no sentido de prevenirmos essa terrível doença que pode ser fatal e para a qual ainda não temos vacina.
Esse grande mutirão na cidade ainda trará a vantagem de também acabar com os lixões nos bairros como a Cecap, por exemplo, capina de ruas e praças, pinturas de guias e lombadas, além da colocação de placas de trânsito em cruzamentos que ainda não tem em diversos bairros, tapa buracos, etc, deixando a cidade limpa e bonita novamente, pois os ratos estão por todos os lados nos nossos bairros e, em alguns, os urubus já se tornaram parte da paisagem urbana.
No Centro da cidade, a situação mais grave é nas imediações da Rua 12 de outubro, 21 de abril e adjacências, pois há mais de 5 anos, segundo moradores antigos do local, a infestação de escorpiões vem aumentando e diversos moradores já foram picados, como o Srº Lairton Marton que, no último domingo, 07 de novembro, sofreu uma picada no indicador direito, foi conduzido ao pronto-socorro e teve de ser medicado com soro antiescorpiônico. Há poucos dias atrás, por sorte, seu filho não fora picado na cabeça, pois um escorpião amarelo se encontrava no seu travesseiro. Na segunda-feira dia 08 de novembro, moradores, também da Rua 12 de outubro, encontraram uma cobra urutu, conforme relatado pela moradora Sandra Guedes.
Ainda segundo esses moradores, há alguns anos atrás, era colocado um produto químico nos boeiros, vedavam-se os mesmos e dois dias depois retiravam a vedação e lavavam com vários jatos de água lançadas de um carro pipa. Também já protocolei um requerimento pedindo a volta desse procedimento pela prefeitura.
Também apresentei uma moção de apelo pedindo para que a concessionária Bandeirante Energia reponha mais rapidamente as lâmpadas queimadas nos postes de todo o nosso município, pois temos encontrado muitas queixas de moradores da cidade, como a Srª Irléia Gemeli da Vila Nunes que está indignada com a escuridão nas ruas do bairro e também do calçadão da estação, onde diversas pessoas usam para fazer exercícios e que agora, infelizmente, à noite, devido a escuridão causada pelas diversas lâmpadas queimadas, ninguém mais se exercita, pois os assaltos já se tornaram freqüentes.
Assim, nossa população, através dos nossos pedidos, clama atenção por parte da prefeitura e dos nossos prestadores de serviços como a Bandeirante, pois conviver no escuro e com animais venenosos e com risco iminente de uma epidemia de dengue, definitivamente, nenhum Lorenense merece! Precisamos de muito trabalho e desde o início do meu mandato peço a realização de mutirões urgentes e constantes em toda a cidade. É a melhor, senão a única maneira de deixar Lorena limpa.

2 comentários:

anderson disse...

Parabéns pelo comentário queremos a verdade, não aguentamos mais este prefeito

Márcio Ferraz disse...

Faço minhas as palavras do Anderson, essa matéria só comprova o seu profissionalismo e competência, em novembro foi publicada essa matéria, bem antes disso você já pedia esses serviços e, agora em fevereiro explodiu a epidemia. Você não deveria estar na câmara de Lorena, deveria estar no Ministério da Saúde! Sou seu fã de carterinha. Minha mãe está mandando um abraço e cobrando sua visita. Marcinho