Terremotos seguidos de Tsunamis, e como se isso não fosse o suficiente, vazamento nuclear ameaçador, não só para o Japão, mas para todo o globo.
Enchentes em todo o país, com catástrofes como a da região serrana e a do sul, enchentes no Estado de São Paulo e em nossa cidade. Com tanta água assim é até difícil acreditar que ela um dia faltará! Em 22 de março de 1992, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou o dia mundial da água, para que nesse dia em especial, se discutam as questões que envolvem nosso bem mais precioso.
Neste ano, a campanha da fraternidade estará abordando o tema Fraternidade e a vida no planeta. A igreja está sempre na luta pelas causas que envolvem o meio ambiente na tentativa de ajudar na conscientização ambiental. Sem dúvidas é uma grande força de valor inestimável!
No dinâmico cenário mundial de todos os dias, recebemos a visita do Presidente americano Barack Obama. Parece até uma visita informal, como aquelas que fazemos na casa dos nossos amigos. Com todas as crises, de todas as ordens pelas quais o mundo atravessa, os Estados Unidos se negam a discutir a diminuição de poluentes e outros itens constantes das discussões ambientais, não assinaram o tratado de Kioto e quando percebem uma oportunidade única para capitalizarem e darem um impulso para suas empresas, as visitas acontecem. Não é segredo para ninguém que, com o pré-sal, o Brasil ficou interessantíssimo para as grandes corporações mundiais e nacionais, além de que se transformará num grande canteiro de obras com a copa de 2014 e as olimpíadas de 2016. Certamente, todos querem uma boa fatia do bolo, mas será que a sustentabilidade e a preservação ambiental também estarão nos projetos?
Não dá mais para fecharmos os olhos diante de tantos cenários apocalípticos e fazermos de desentendidos diante de interesses ocultos. Se não podemos mudar o mundo, então temos de tentar melhorar o nosso pequeno mundo, nossa cidade de Lorena, congregando todos os segmentos sociais na construção de uma política de crescimento com sustentabilidade para a nossa cidade nos próximos anos.
Na próxima sessão de câmara estarei apresentando um requerimento solicitando a atualização e rediscussão do nosso plano diretor e estou certo que o Executivo atenderá, realizando fóruns na cidade para traçarmos estratégias nas questões como as enchentes, queimadas, abastecimento de água, esgoto tratado, preservação da nossa fauna e flora, aumento do número de árvores e parques na cidade, protegendo nossos mananciais e nascentes. Por uma Lorena com crescimento sustentável, esse é o lema!
O combate contra a Dengue continua. Fale conosco comissaodenguelorena@hotmail.com
3 comentários:
Mafu, pena que o projeto do parque ecoturistico não vingou. As fotos são da represa do DAEE, não são?
Postar um comentário