“O público dá-se perfeitamente conta de que o gênio é excepcional; ele convence-se, por conseguinte, de que tudo quanto é excepcional é gênio.”
Johan Henrik Kellgren
O que é uma “criança excepcional”? Essa nomenclatura, ainda hoje, é usada tanto para designar uma criança com deficiência quanto para uma criança talentosa, porém, alguns consensos afirmam que a criança excepcional é toda aquela que difere da maioria das crianças.
As crianças excepcionais são com freqüência, agrupadas para facilitar a comunicação entre os profissionais:
1. Desvios mentais: crianças intelectualmente superiores ou intelectualmente inferiores;
2. Deficiências sensoriais: crianças com deficiências auditivas e/ou deficiências visuais;
3. Desordens de comunicação: crianças com distúrbio emocional e/ou desajustamento social;
4. Deficiências múltiplas e graves: crianças com paralisia cerebral e retardamento mental, surdez e cegueira, deficiências físicas e/ou intelectuais graves.
Após uma gestação, muitas vezes planejada e muito desejada, é comum para pais e parentes próximos vislumbrarem uma criança perfeita. Ao ter um filho com alguma deficiência é comum, no início, os pais terem algum a dificuldade na aceitação do filho, o que é superado após o primeiro impacto.
No processo de superação, na maioria das vezes a ajuda profissional é um apoio muito importante, pois os pais precisam estar fortalecidos para tomar as decisões necessárias para o desenvolvimento da criança e, principalmente, de coração aberto para dar muito amor. As necessidades de uma criança excepcional, tais como, as necessidades de afeto, proteção, social, educacional, psicológicas, são iguais às das outras crianças e, na maioria das vezes, podem ser atendidas com cuidados especiais.
Na medida do possível e conforme a capacidade é importante integrar essa criança em convívio social normal como a escola. É vital que ela participe das brincadeiras e atividades, desenvolvendo um convívio social e conscientizando-se dos seus limites físicos. Especialistas da área afirmam que “ a deficiência impõe seus limites sendo os cuidados e providências específicos necessários, porém, para que a criança desenvolva seu potencial ela não necessita ser poupada, superprotegida e nem sufocada com excessivo carinho e amor. Essa tendência natural dos pais e parentes próximos para compensar as limitações, em geral, produzem efeitos indesejados na criança, que percebe sentimentos de piedade e compaixão para com ela”. As primeiras pessoas que devem ser trabalhadas nesse caso são os próprios pais.
O principal desafio para pais e educadores dessas crianças, ainda hoje, é evitar a segregação. Essas crianças serão futuros adultos e, como quaisquer outros, tem necessidades, desejos, qualidades e defeitos inerentes a todo ser humano.
Sempre marcado com grande rejeição, pais e amigos de pessoas com deficiência foram formando associações como a APAE - Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, que no Brasil nasceu em 1954, no rio de Janeiro. Com o objetivo principal de promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual e múltipla, a Rede Apae destaca-se por seu pioneirismo e capilaridade, estando presente, atualmente, em mais de 2 mil municípios em todo o território nacional.
Em Lorena, fundada em 23 de março de 1970, essa instituição é um grande orgulho para a nossa cidade.
Ainda me lembro da antiga sede da APAE no sobrado na Avenida Drº Peixoto de Castro, onde hoje é uma academia. Quando criança, sempre meus professores nos levavam para visitarmos e aprendermos a conviver com aquelas crianças e isso foi muito saudável para a nossa geração; não sei se ainda existe essa troca, é interessante para os nossos educadores, tanto da rede pública quanto da particular, promoverem essa integração; fica aqui a minha sugestão pessoal.
Nossa APAE, como todas as outras, é uma entidade de caráter social e assistencial, sem fins lucrativos e sem vínculos políticos ou religiosos. As atividades são orientadas no sentido de promover o atendimento nas necessidades básicas dos indivíduos e sua inclusão com respeito no seio da família e de toda a sociedade.
Instituição digna de aplausos parabenizo sua Presidente a Srª Maria Olympia de Jesus Ferreira, estendendo ao quadro da direção executiva, funcionários e voluntários, pois hoje são atendidas 156 crianças da nossa cidade, além de Canas e Piquete.
Com excelente estrutura física e profissional, a APAE de Lorena conta com serviços de enfermagem, assistência social, psicologia, pedagogia, psicopedagogia, fonoaudiologia, fisioterapia, odontologia, educação física, artes e trabalhos manuais, tudo cercado de muito carinho com jardim e playground, piscina, refeitórios, oficinas pedagógicas, etc.
Atualmente a APAE está recebendo um repasse de 25 mil reais da prefeitura municipal, votado na câmara municipal e os demais recursos advém de doações e promoções, portanto, é uma instituição que está sempre precisando de ajuda.
A APAE de Lorena convida a todos para participarem da 5ª Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e múltipla que acontecerá no dia 22 de agosto à partir das 9 horas da manhã na Praça Arnolfo Azevedo. Participe e leve os seus filhos ou a sua turma se você for professor e ensine as crianças a aprenderem desde cedo que “Ser diferente é normal!”
Quem quiser colaborar com a APAE Lorena o telefone da instituição é 3159 3550
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